A 99Food iniciou ontem suas operações no Rio de Janeiro, contando com uma rede de 17 mil restaurantes cadastrados, incluindo grandes nomes como Burger King, McDonald’s, Outback, Abbraccio, Bacio di Latte e KFC. Cerca de 50 mil entregadores de moto e bicicleta também se cadastraram na plataforma para atuar na cidade, segundo informações da própria empresa.
Estratégia de expansão e modelo de negócios
Controlada pelo grupo chinês DiDi, gigante global de mobilidade, a 99Food investiu R$ 350 milhões na operação no Rio e criou uma rede de credenciados com uma estratégia de semiexclusividade oferecida aos restaurantes. Assim, os estabelecimentos podem optar por contratos com ou sem exclusividade, com duração de até dois anos, taxas e comissões variáveis, como explicou Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil.
Além do modelo semiexclusivo, há um modo de operação que oferece taxas mais vantajosas para restaurantes que continuam com o iFood, porém adotam uma estratégia de exclusividade com a 99Food, impedindo novas plataformas de entrarem na relação comercial. Wang ressaltou que a empresa busca oferecer diferentes propostas aos estabelecimentos, cabendo aos donos escolher o melhor negócio.
Disputa legal e o mercado de delivery no Brasil
Recentemente, a 99Food tornou-se alvo de disputa judicial com a Keeta, do grupo chinês Meituan, que acusa a plataforma de bloquear sua entrada no mercado de entregas. A Keeta afirmou que a 99Food celebraria contratos de exclusividade com redes de restaurantes, promovendo uma “cláusula de banimento”. Essas ações estão sendo analisadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Além disso, a Rappi incorporou a guerra, pedindo sua inclusão no processo aberto no Cade, alegando a ocorrência de práticas que a impedem de atuar livremente. A 99Food rebate essas acusações, afirmando que a expressão “cláusula de banimento” não possui respaldo jurídico, sendo apenas uma retórica do mercado.
Atuação no Rio e futura expansão
O Rio de Janeiro foi escolhido como palco da nova operação devido à sua importância na mobilidade de moto por aplicativo, que é consolidada na cidade. Wang destacou que a região é a maior de motociclistas cadastrados na plataforma no Brasil, o que facilita significativamente a operação inicial.
Até junho de 2026, a 99Food pretende investir R$ 2 bilhões para ampliar sua presença para até cem cidades brasileiras, principalmente regiões metropolitanas e cidades de médio porte. A estratégia envolve integrar o segmento de entrega de comida ao app de transporte da 99, formando um “ecossistema completo” de mobilidade e delivery, com cerca de 1,5 milhão de motoristas, motociclistas e ciclistas parceiros.
Campanha de incentivo e oferta aos consumidores e restaurantes
Para atrair entregadores, a empresa disponibilizou um pacote de incentivos que garante R$ 250 por dia para quem completar 20 entregas, ao menos cinco de comida, além de bônus de até R$ 7 por pedido durante o primeiro mês. Para os restaurantes, a estratégia é zerar a taxa de pedidos cujo valor seja igual ao praticado no balcão, enquanto pedidos com valores diferentes terão uma tarifa fixa.
Os consumidores também se beneficiam de cupons com valor total de R$ 99 durante o período de lançamento, além de entregas grátis em pedidos selecionados. Segundo Wang, a promoção agressiva de descontos é fundamental para quebrar a inércia do setor, dominado pelo iFood, que segundo a associação do setor, controla cerca de 80% do mercado brasileiro.
Perspectivas de competição e desafios
O mercado de delivery no Brasil está cada vez mais competitivo, com a entrada de novas plataformas como a Keeta, que pretende iniciar operações até o fim do ano, e a própria Rappi, que entrou na disputa apresentando um projeto de parceria no Cade. Wang afirmou que a estratégia da 99Food é oferecer condições diferenciadas aos restaurantes e promover uma concorrência mais dinâmica, sempre respeitando as regras do mercado.
Na cidade do Rio de Janeiro, a plataforma também busca fortalecer sua presença na mobilidade de moto, uma vantagem crucial diante de disputas judiciais enfrentadas por outras operações na cidade de São Paulo. Wang reforçou que “contar com uma rede pronta de motociclistas ajuda muito, especialmente neste momento de expansão”.
Mais informações sobre os detalhes da operação podem ser acessadas neste link oficial.