O Papa Leo XIV reuniu-se com o presidente da Itália, Sérgio Mattarella, nesta terça-feira (14), no Palácio do Quirinal, em Roma, reforçando os laços históricos entre o Vaticano e o Estado italiano. A conversa enfocou a promoção da paz global, a responsabilidade social e ambiental, além de temas relacionados à cultura e à fé.
Diálogo sobre paz e solidariedade internacional
Durante o encontro, Leo XIV destacou a “sincera amizade e colaboração mútua” entre a Igreja e a governo italiano, e reforçou a necessidade de trabalhar em prol de processos multilaterais de paz, especialmente em regiões conflituosas como Oriente Médio e Europa. “Renovo meu apelo sincero para que continuemos a dialogar e a promover princípios de justiça, equidade e cooperação”, declarou o Papa em seu discurso.
Sergio Mattarella expressou seu reconhecimento pelo apoio do Vaticano às iniciativas humanitárias, especialmente na situação de Gaza. “A dedicação do Papa em buscar uma paz duradoura e a sua mensagem de esperança são inspiradoras para toda a humanidade”, afirmou o presidente italiano.
Cuidado com o “nosso lar comum” e legado de São Francisco
Leo XIV também abordou a importância de preservar a “casa comum”, citando a próxima comemoração do 800º aniversário da morte de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália. “São Francisco nos ensinou a louvar o Criador através do respeito por todas as criaturas, transmitindo uma mensagem que ressoa até hoje”, afirmou o pontífice.
O Papa destacou o papel especial da Itália na difusão de uma cultura ecológica, alinhada à encíclica Laudato Si’, de Francisco. “A Itália possui a missão de transmitir uma mensagem de respeito e cuidado com a Terra, nossa irmã e mãe generosa”, acrescentou.
Compromisso com a proteção da vida e fortalecimento das famílias
Na ocasião, Leo XIV destacou a preocupação com o declínio populacional italiano, defendendo uma “esforço conjunto” para promover a valorização da família e a proteção da vida em todas as suas fases. “Garantir apoio digno às famílias, com condições de trabalho justas e que considerem as necessidades de mães e pais, é fundamental para um futuro de esperança”, afirmou.
Sergio Mattarella também abordou a relação entre o Estado e a Igreja, ressaltando os “laços indestrutíveis” que unem Itália e Vaticano, e enaltecendo o trabalho europeu na reconstrução da paz após a Segunda Guerra Mundial. “A paz começa dentro de cada um de nós, e é nossa responsabilidade promover o diálogo e desarmar corações e palavras”, ressaltou.

Na mesma ocasião, Leo XIV anunciou a doação de 5.000 doses de antibióticos para crianças em Gaza, após a abertura de corredores humanitários na região, decorrente do cessar-fogo entre Israel e Hamas iniciado nesta segunda-feira (13).
Além disso, o Papa refletiu sobre a importância de celebrar o legado de São Francisco de Assis, cujo 800º aniversário de falecimento será comemorado em 2026. “São Francisco nos inspira a respeitar a criação e a buscar uma convivência sustentada na fraternidade”, afirmou.