Brasil, 14 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil enfrenta Japão em amistoso decisivo em Tóquio

A seleção brasileira se despede da Ásia enfrentando os japoneses em amistoso no Ajinomoto Stadium.

A seleção brasileira de futebol chega ao fim de sua passagem pela Ásia nesta terça-feira (14). O Brasil enfrentará o Japão em um amistoso marcado para as 7h30 (horário de Brasília) no Ajinomoto Stadium, localizado em Tóquio. Todos os ingressos para o jogo já foram vendidos, demonstrando a grande expectativa em torno do encontro. A partida terá transmissão ao vivo pelos canais Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada) e GE TV (YouTube).

A atuações recentes das seleções

O técnico Carlo Ancelotti e sua equipe vêm de uma goleada convincente por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul em Seul, na última sexta-feira. O Brasil quer manter o embalo positivo contra o Japão, que empatou em 2 a 2 no seu último amistoso contra o Paraguai. Este jogo é considerado crucial para Ancelotti, que planeja usar esta e a próxima Data FIFA para definir o elenco que irá à Copa do Mundo de 2026.

Em uma coletiva de imprensa, Ancelotti comentou: “É um momento, até a Data FIFA de novembro, onde podemos experimentar algumas coisas, dar mais oportunidades a outros jogadores. A Data FIFA de março pode ser a lista que vai jogar a Copa do Mundo.” O treinador enfatizou a importância de testar novos talentos enquanto busca a integração dos jogadores na equipe.

Histórico de confrontos entre Brasil e Japão

Historicamente, o Brasil tem uma hegemonia sobre o Japão no futebol. A seleção brasileira nunca perdeu para os japoneses, acumulando 11 vitórias e dois empates em 13 partidas. Ao todo, foram 35 gols marcados pelo Brasil e apenas cinco sofridos. Em jogos realizados em solo japonês, o Brasil conquistou a vitória em todas as oito partidas disputadas.

A única derrota que o Brasil sofreu em competições contra o Japão foi na abertura das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando a seleção sub-23 foi derrotada por 1 a 0. Para este amistoso, Ancelotti confirmou que o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, assumirá a titularidade, substituindo Bento, do Al-Nassr, que atuou na vitória sobre a Coreia do Sul.

Desempenho recente do Japão

Por outro lado, a seleção do Japão não vive um bom momento, chegando ao amistoso contra o Brasil sem vencer há três partidas. Além do empate recente contra o Paraguai, os japoneses foram derrotados pelos Estados Unidos por 2 a 0 e empataram sem gols com o México. A vitória mais recente da equipe foi em 15 de julho, quando venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 durante o Campeonato do Leste Asiático.

Os japoneses já estão garantidos na Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, o que pode ser um alívio em meio a um período de resultados insatisfatórios.

Informações sobre o amistoso

Japão x Brasil

  • Local: Ajinomoto Stadium, Tóquio
  • Data: Terça-feira, 14 de outubro de 2025
  • Horário: 7h30 (horário de Brasília)
  • Onde assistir: Globo, Sportv e Ge TV

Possíveis escalações

Japão: Zion Suzuki; Ayumu Seko, Tsuyoshi Watanabe, Junnosuke Suzuki; Junya Ito, Kaishu Sano, Ao Tanaka, Keito Nakamura, Ritsu Doan, Takumi Minamino, Koki Ogawa. Técnico: Hajime Moriyasu.

Brasil: Hugo Souza, Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Magalhães; Rodrygo, Vini Jr., Matheus Cunha e Estêvão. Técnico: Carlo Ancelotti.

À medida que a data do amistoso se aproxima, o Brasil espera consolidar sua posição como uma das principais seleções do mundo, enquanto o Japão busca recuperar a confiança em seu jogo. ❓ Com a rivalidade histórica e a pressão do público, o amistoso promete ser um espetáculo no Ajinomoto Stadium.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes