O Campeonato Brasileiro, popularmente conhecido como Brasileirão, está prestes a retomar suas atividades após uma pausa para a data Fifa de outubro. A 28ª rodada está programada para acontecer nesta quarta-feira (15), apenas um dia após o término dos jogos das seleções. Este retorno traz uma série de desafios logísticos, especialmente para os clubes que tiveram jogadores convocados para as seleções nacionais.
Desafios logísticos para os clubes
O líder do Brasileirão, o Palmeiras, foi o clube mais afetado pela convocação de seus jogadores. Ao todo, cinco atletas da equipe foram convocados para defender suas seleções: Gustavo Gómez pelo Paraguai, Flaco López e Aníbal Moreno pela Argentina, além de Emiliano Martínez e Facundo Torres pelo Uruguai. O Palmeiras abrirá a rodada recebendo o Bragantino às 19h de quarta-feira. O clube do interior paulista também teve um convocado, Ignacio Laquintana, que defenderá o Uruguai.
Além do Palmeiras, o Corinthians também sente o impacto das convocações, cedendo quatro jogadores para suas seleções. O Internacional, São Paulo e Atlético-MG têm três atletas convocados cada. Os clubes Vasco, Grêmio e Botafogo enviaram dois atletas, enquanto Fluminense, Cruzeiro, Santos e Fortaleza tiveram um de cada. No total, foram 29 jogadores de 13 clubes convocados para a data Fifa.
Retornos complicados das seleções
A logística de retorno mais complexa envolve os jogadores convocados para as seleções de Brasil, Paraguai e Uruguai, já que as partidas aconteceram na Ásia. O Brasil jogará contra o Japão, em Tóquio, às 7h30. Para referência, a viagem desde a capital japonesa até São Paulo leva mais de 24 horas, o que dificulta a participação dos jogadores do Corinthians, Botafogo e Cruzeiro nas partidas de seus clubes.
Os jogadores convocados pelo Paraguai também enfrentam uma viagem semelhante, já que a equipe enfrentará a Coreia do Sul em Seul, às 8h, dificultando ainda mais o descanso necessário para os atletas. O único jogador que poderá ter um pouco mais de tempo para se recuperar é o meia Damián Bobadilla, do São Paulo, que jogará na quinta-feira contra o Grêmio.
Outros clubes e seleções
No entanto, a situação é menos complicada para jogadores convocados por seleções como Argentina, Colômbia e Equador, que disputaram amistosos na América do Norte. Esses atletas devem retornar aos seus clubes em um período mais curto, embora somente serão liberados após a última partida de suas seleções. A Argentina, que convocou dois jogadores do Palmeiras, ainda jogará contra Porto Rico em Miami às 21h da terça-feira.
A equipe colombiana também terá dificuldades de partida, já que Johan Carbonero e Rafael Borré participarão do jogo contra o Canadá, enquanto o Equador, com Félix Torres do Corinthians, enfrentará o México. As viagens entre os EUA e São Paulo podem durar entre oito e dez horas, mas há casos em que os intervalos entre os jogos são inferiores a 24 horas, o que pode impactar o desempenho dos jogadores.
Jogos da 28ª rodada do Brasileirão
Os jogos da 28ª rodada do Brasileirão estão programados da seguinte forma:
- Quarta – 19h – Palmeiras x Bragantino
- Quarta – 19h30 – Botafogo x Flamengo
- Quarta – 20h – Mirassol x Internacional
- Quarta – 21h30 – Santos x Corinthians
- Quarta – 21h30 – Atlético-MG x Cruzeiro
- Quarta – 21h30 – Fortaleza x Vasco
- Quinta – 19h – Grêmio x São Paulo
- Quinta – 21h30 – Fluminense x Juventude
Últimos jogos das seleções
Para quem está acompanhando as seleções, aqui estão os últimos resultados:
- Venezuela – amistoso contra Belize foi cancelado
- Chile x Peru – se enfrentaram na sexta-feira
- Holanda 4 x 0 Finlândia – domingo – Amsterdã
- Uruguai 2 x 1 Uzbequistão – segunda – Kuala Lumpur
- Brasil x Japão – terça 7h30 – Tóquio
- Paraguai x Coreia do Sul – terça 8h – Seul
- Argentina x Porto Rico – terça 21h – Miami
- Colômbia x Canadá – terça 21h – Nova Jersey
- Equador x México – terça 23h30 – Guadalajara
Com uma série de desafios logísticos e a expectativa sobre a performance dos jogadores, a 28ª rodada promete ser cheia de emoções no Brasileirão. Os fãs do futebol aguardam ansiosos para ver como os clubes lidam com o desgaste físico e as convocações em um momento crucial da competição.