Brasil, 12 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mergulhador do RJ cria empresa que resgata objetos perdidos no mar

Jonatas Souza, mergulhador profissional, lança serviço inovador de resgate de itens perdidos nas praias do Rio de Janeiro.

O mergulhador profissional Jonatas Souza, do Rio de Janeiro, fez com que mergulhar nas águas do mar assumisse um novo significado. O ano de 2023 trouxe uma oportunidade singular: o resgate de objetos que afundaram durante momentos de lazer nas praias cariocas. Com uma ideia inovadora, Jonatas, que começou sua aventura no mergulho recentemente, decidiu criar a JS Rescue Diver, uma empresa especializada em recuperar itens perdidos no mar.

Uma necessidade em ascensão

Iniciando suas atividades na icônica Praia de Copacabana, Jonatas rapidamente expandiu seu alcance para outras regiões litorâneas do estado do Rio, incluindo Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Angra dos Reis. “Foi por acaso. Sou mergulhador desde 2023 e surgiu a demanda, porque as pessoas começaram a perder os celulares, suas câmeras de ação e os óculos. Começou a surgir a necessidade de contratar alguém para recuperar os objetos”, explica Jonatas em entrevista ao G1.

O primeiro resgate de Jonatas revelou-se uma experiência marcante. Ele recuperou um telefone celular que havia sido perdido em Copacabana. A dona do aparelho tinha uma ideia geral de onde ele estava e, após mais de 24 horas de busca submersa, Jonatas conseguiu encontrar o celular, que estava funcionando.

O resgate de celulares: o carro-chefe do negócio

Os celulares se tornaram a principal demanda do negócio de Jonatas, refletindo o temor que muitos têm de perder esses itens valiosos, que contêm fotos, vídeos e dados pessoais importantes. Os proprietários, preocupados com a possibilidade de não ver seus pertences novamente, estão dispostos a pagar um serviço de resgate que muitas vezes é de cerca de 30% do valor do bem recuperado. Jonatas utiliza equipamento profissional e vestimenta apropriada para realizar os resgates com segurança e eficiência.

“Geralmente, os celulares estão com alguma capa de proteção. Mas alguns são resistentes e sobrevivem, mesmo sem a capa”, esclarece o mergulhador. Esta situação traz esperança para os que perdem seus itens, já que muitos acreditam que a recuperação é impossível.

Além dos celulares: outros objetos resgatados

Embora os celulares sejam os protagonistas do serviço, outros itens também foram resgatados por Jonatas. Entre eles, estão câmeras profissionais, óculos e até alianças. Recentemente, um caso emocionante aconteceu na Barra da Tijuca, onde Jonatas recuperou uma aliança que havia sido perdida por um bombeiro durante instruções ao longo de 21 dias. “Observamos a maré e a profundidade da variação dela. Eu fui quando a água do mar entra dentro do canal. Consegui ter a visibilidade de um metro, de um braço que, para mim, foi absolutamente suficiente”, relembra o mergulhador.

A emoção do dono ao ter a aliança de volta foi palpável, simbolizando não apenas a recuperação de um objeto, mas a devolução de uma memória e de um sentimento precioso. “Aliança é uma coisa muito difícil de achar. É um caso que é uma agulha no palheiro. O celular, querendo ou não, é maior, às vezes tem uma cordinha, você consegue pegar. Isso foi um marco para mim”, comentou Jonatas, visivelmente emocionado.

O futuro dos resgates aquáticos no Brasil

Com mais de 30 objetos recuperados das profundezas das águas, a JS Rescue Diver já conquistou o reconhecimento de muitos cariocas. Jonatas Souza demonstra, com seu trabalho, que é possível unir paixão ao empreendedorismo e que, ao mesmo tempo, pode-se fazer a diferença na vida das pessoas ao redor. Enquanto o mercado de serviços pessoais e especializados continua a crescer no Brasil, Jonatas se posiciona como precursor em um setor inovador que combina aventura e solidariedade.

Atualmente, o trabalho dele reflete uma tendência crescente entre os serviços aquáticos especializados. Iniciativas como a de Jonatas não apenas resgatam bens materiais, mas também promovem uma conscientização sobre a necessidade de cuidar do que se leva ao mar, além de oferecer uma rede de apoio aos que vivenciam a frustração de perder objetos queridos.

Para saber mais sobre as aventuras de Jonatas e os serviços oferecidos pela JS Rescue Diver, você pode acompanhar as redes sociais da empresa e entrar em contato caso precise de ajuda para encontrar algum item perdido em suas aventuras aquáticas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes