A montadora chinesa BYD confirmou nesta semana que implantará seu centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos no Rio de Janeiro. A iniciativa, totalmente privada, faz parte da estratégia de fortalecer a presença da empresa na cidade, que conta com instituições de destaque como a Coppe e o Parque Tecnológico do Fundão, segundo afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Investimento e localização do centro de pesquisa
De acordo com Paes, o centro de pesquisa será instalado próximo ao Galeão, representando uma parceria estratégica para o desenvolvimento tecnológico na região. O prefeito destacou que a iniciativa demonstra o potencial do Rio para a pesquisa avançada: “Toda a parte de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos será aqui no Rio de Janeiro. O investimento é totalmente privado. Esse é um namoro a antigo”.
Mudança de planos e negociações
Inicialmente, em 2023, a BYD havia anunciado que o centro de pesquisa seria instalado em Salvador. No entanto, em março deste ano, durante uma aula inaugural na Coppe/UFRJ, Paes revelou que havia iniciado negociações para realizar o projeto no Rio. A mudança de planos foi motivada pelo interesse da cidade em atrair tecnologias de ponta.
Expansão na indústria brasileira e novos projetos
Além do centro de pesquisa, Stella Lee, vice-presidente para o mercado internacional da BYD, explicou que a montadora também terá uma área dedicada ao desenvolvimento de combustíveis flex para o mercado brasileiro. A executiva, entretanto, não revelou o prazo para a inauguração do centro de pesquisa.
Presença da BYD na Bahia e perspectivas futuras
Na semana passada, a BYD inaugurou sua primeira fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. O investimento de R$ 5,5 bilhões visa produzir até 600 mil veículos por ano, com foco na exportação para outros países da América Latina. A planta é a maior da montadora fora do continente asiático e reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro.
Impacto na inovação e na economia local
Com a instalação do centro de pesquisa no Rio, a empresa busca impulsionar a inovação tecnológica e fortalecer a cadeia produtiva local. “Ele (o prefeito) conhece nossa tecnologia. E nos convenceu a trazer todos os centros de Pesquisa & Desenvolvimento para cá. Assim, nós otimizaremos o Rio com a BYD, um dos lugares mais importantes para pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Eduardo Paes.
A iniciativa reforça o papel do Brasil na agenda de crescimento sustentável e inovação tecnológica, alinhando-se às metas de expansão de veículos elétricos e autônomos no país.
Fonte: O Globo