Brasil, 11 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leão XIV reza pela paz durante Jubileu da Espiritualidade Mariana

Em um evento emocionante, Papa Leão XIV fez um apelo coletivo por paz na Praça São Pedro, reunindo milhares de fiéis.

No Jubileu da Espiritualidade Mariana, Papa Leão XIV reuniu milhares de fiéis na Praça São Pedro para rezar o Terço pela paz. Diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, o Pontífice fez seu apelo: “Como já tive a oportunidade de recordar noutras ocasiões, a paz é desarmada e desarmante. Não é dissuasão, mas fraternidade; não é ultimato, mas diálogo”.

A celebração do Terço pela paz

Milhares de fiéis se reuniram na Praça São Pedro com o Papa Leão XIV para rezar o Terço pela paz. Antes do início da cerimônia, o Pontífice fez o giro de papamóvel para saudar os presentes, entre eles os participantes do Jubileu da Espiritualidade Mariana. Na sequência, o Santo Padre se deteve em oração diante da imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que excepcionalmente deixou o santuário mariano português para esta ocasião.

“Caros irmãos e irmãs, reunimo-nos nesta tarde para rezar juntos o Santo Rosário e confiar à intercessão de Maria, que veneramos com o título de Mãe da Igreja e Mãe da Esperança, o anseio de paz que brota de toda a humanidade. A ela, mãe amorosa, dirigimos a nossa oração para que guarde em nós a imagem do seu Filho e, sob a sua proteção, possamos viver como irmãos e irmãs, tornando-nos assim, num mundo dilacerado por lutas e discórdias, artífices de paz”, disse o Santo Padre antes do “Veni creator” e de guiar a oração dos mistérios gozosos.

A paz é diálogo, não ultimato

Após o Salve Rainha e a Ladainha dos Santos, Papa Leão XIV pronunciou seu discurso inspirado nas palavras de Maria nas bodas de Caná, quando, indicando Jesus, ela diz aos servos: “Façam tudo o que ele lhes disser” (Jo 2,5). O Papa ressaltou a importância dessas palavras, que devem ser valiosas para todos os filhos, como todo testamento de uma mãe. “Maria, como um sinal indicador, orienta para além de si mesma, mostra que o ponto de chegada é o Senhor Jesus e sua Palavra”, comentou.

Em seu discurso, o Papa fez uma conexão direta com uma das falas de Jesus no horto das oliveiras: “Põe a tua espada” (cf. Jo 18,11). Ele explicou que essa mensagem é um alerta aos líderes do mundo e a todos os que guiam o destino dos povos. “Tenham a audácia de se desarmar!”, exortou o Pontífice, ressaltando que o verdadeiro desarme deve começar no coração das pessoas. “Se não houver paz em nós, não daremos paz”, concluiu.

“Entre vocês não seja assim”

Ouvindo ainda as palavras do Mestre, Jesus pede que não seja feito como os grandes do mundo, que constroem impérios com poder e dinheiro. O seu império é aquele pequeno espaço que basta para lavar os pés dos amigos e cuidar deles. O Papa Leão XIV destacou que é preciso adquirir uma nova perspectiva, voltando o olhar para os que sofrem e não para os que detêm poder.

“Caso contrário, nada mudará, e não surgirá um tempo novo, um reino de justiça e paz”, alertou. Ele fez uma referência ao cântico do Magnificat, onde a Virgem Maria se alinha às causas dos últimos da história e nos ensina a imaginar um futuro melhor. O Santo Padre exortou coragem e resiliência aos que trabalham por um futuro de paz, enfatizando que “a paz é um caminho, e Deus caminha com vocês”.

Leão XIV concluiu sua mensagem dirigindo uma oração a Nossa Senhora, pedindo que ela ajude todos a ouvir o clamor dos pobres e da mãe Terra, e que ensine a viver e testemunhar o amor cristão.

No final da cerimônia, com um sentimento de esperança no ar, fiéis de diversas partes do mundo se uniram em uma só voz, fazendo ecoar o desejo de um futuro renovado, onde a paz e a fraternidade sejam prioridade. Este evento marcante não apenas ressaltou a relevância da paz no contexto atual, mas também a voz unânime da comunidade cristã clamando por uma transformação verdadeira no mundo.

Para saber mais sobre esse importante evento, clique aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes