De janeiro a julho deste ano, os imóveis de um a três dormitórios no Rio de Janeiro tiveram prazos médios de locação mais curtos nas regiões da cidade. Segundo levantamento da APSA, a Zona Sul, incluindo bairros como Copacabana e Botafogo, lidera com uma média de 19 e 21 dias, respectivamente, até serem alugados, enquanto a Tijuca leva cerca de 28 dias e a Barra da Tijuca, 33 dias.
Zona Sul destaca-se pela maior liquidez no mercado de aluguel
Edgar Poschetzky, diretor executivo da APSA, explica que a alta rotatividade na Zona Sul reflete a maior demanda por imóveis nesta região, que apresenta maior liquidez. Por outro lado, a Barra da Tijuca registra prazos mais longos devido ao maior volume de oferta de unidades disponíveis, o que impacta o tempo de locação.
Taxa de vacância residencial no Rio atinge 10,2%
O levantamento aponta que a taxa média de vacância residencial na cidade chegou a 10,2% em julho. A Tijuca e áreas próximas tiveram o menor índice, em 4,8%, indicando maior ocupação de imóveis. Em contraste, a Barra da Tijuca apresenta o maior percentual, de 19%, refletindo maior excesso de unidades vazias.
Perspectivas para o mercado de locação na cidade
Especialistas apontam que a maior velocidade na locação de imóveis de 1 a 3 dormitórios indica uma recuperação do setor diante de um cenário de aumento na procura por moradias após períodos de instabilidade econômica. A tendência de redução nos prazos de aluguel deve favorecer tanto locadores quanto locatários nos próximos meses.
Para mais detalhes, acesse a matéria completa no O Globo.