Brasil, 10 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Fábrica de veículos elétricos da BYD fortalece confiança no Brasil

Lula destaca investimento de R$ 5,5 bilhões na nova planta da BYD em Camaçari, que gera 20 mil empregos e aposta no desenvolvimento sustentável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta-feira (9) a nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da chinesa BYD em Camaçari (BA), reforçando a confiança no potencial econômico do Brasil. A unidade, que recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões, visa ampliar a produção de 150 mil veículos anuais, podendo chegar a 300 mil na segunda etapa.

Confiança e expansão da BYD no Brasil

Lula ressaltou a trajetória do fundador da empresa, Wang Chuanfu, destacando seu crescimento apesar das dificuldades enfrentadas na juventude. “Esse homem conseguiu se transformar num gênio do carro elétrico, num gênio da tecnologia mais avançada do mundo e constrói essa fábrica extraordinária e deposita confiança no Brasil”, afirmou o presidente durante a cerimônia de lançamento.

O líder brasileiro também agradeceu a Wang Chuanfu pela disposição em investir no país. “Então, meus agradecimentos, eu quero que você saiba que o povo brasileiro e o povo baiano agradecem a sua disposição”, declarou Lula, que também destacou a atuação da BYD em Campinas (SP) e Manaus (AM), e os planos de expansão na América Latina.

Tecnologia e produção sustentável

Durante o evento, a BYD apresentou ao presidente Lula o primeiro veículo híbrido plugin flex do mundo, desenvolvido especialmente para o Brasil. Essa tecnologia, desenvolvida em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses, permite o funcionamento com qualquer proporção de etanol e gasolina, alinhando-se às políticas de incentivo às energias renováveis do país.

As obras na antiga fábrica da Ford, parada desde 2021, começaram em março de 2024. A instalação da nova unidade foi certificada pelo sistema internacional I-REC, que atesta que 100% da energia utilizada provém de fontes limpas e renováveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Impactos econômicos e sociais

De acordo com o governo, a nova planta empregará 20 mil pessoas, entre diretos, indiretos, fornecedores e prestadores de serviço, fortalecendo o polo industrial de Camaçari. A recuperação da fábrica e a produção de veículos híbridos também simbolizam uma aposta na inovação tecnológica e na geração de empregos qualificados no Brasil.

A instalação da BYD é vista como um marco na retomada industrial e no desenvolvimento sustentável do Brasil, reforçando sua posição na matriz energética do futuro. Mais detalhes sobre o investimento e os objetivos do projeto podem ser conferidos no site da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes