Brasil, 8 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Reinauguração da catedral de Nossa Senhora de Fátima em Imperatriz

A catedral passa por revitalização e prepara celebração especial no dia 13 de outubro, com simbolismo religioso e cultural.

A Catedral de Nossa Senhora de Fátima, situada em Imperatriz, Maranhão, está prestes a passar por um momento significativo com sua reinauguração e a solene celebração de dedicação marcada para o próximo dia 13 de outubro, às 19h. Este evento especial será presidido pelo bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, e coincide com os 108 anos do Milagre do Sol, ocorrido em Fátima, Portugal, o que adiciona um significado ainda mais profundo à ocasião.

Obras de revitalização concluídas

A revitalização da Catedral foi iniciada em agosto de 2023 e representa um projeto que se estendeu por mais de dois anos, promovido por meio da campanha “Abrace a Catedral de Fátima”, que mobilizou a comunidade e diversas instituições. As obras envolveram desde alterações estruturais até mudanças estéticas, garantindo um espaço mais acessível e culturalmente enriquecido para os fiéis e visitantes.

As mudanças incluem uma nova fachada, com telhado e revestimento completamente reformulados, que visam aumentar a durabilidade e segurança do edifício. O interior da Catedral também recebeu cuidados especiais, com a restauração de vitrais, imagens sacras e altares, além da preservação das pinturas originais, mantendo a rica herança cultural do local. O sistema elétrico, de iluminação, sonorização, hidráulico e climatização foi modernizado, proporcionando maior conforto e segurança aos frequentadores.

Além da estética e infraestrutura, a acessibilidade foi uma prioridade. Rampas e elevadores foram instalados para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam participar das atividades. O piso foi substituído, a sacristia reformada e novos espaços, como uma sala de reuniões e uma secretaria paroquial modernizada, foram criados. Com essas melhorias, a Catedral também ampliará seus horários de missa, atendendo assim as necessidades espirituais da comunidade.

Programação especial para a dedicação

A solene celebração de dedicação contará com a presença de aproximadamente 10 bispos de várias regiões, cerca de 100 sacerdotes, 10 diáconos e diversas autoridades civis, evidenciando a importância do evento. Para aquecer os ânimos até o dia 13, está prevista uma programação especial:

  • 9 a 11 de outubro: Tríduo em preparação, realizado pelas 35 paróquias da Diocese; na Catedral, ocorrerá entre essas datas.
  • 12 de outubro: Veneração das relíquias de São João Paulo II, momento significativo já que o Papa foi responsável pela criação da Diocese de Imperatriz, além de ser um grande devoto de Nossa Senhora de Fátima.
  • 13 de outubro: As atividades iniciarão às 6h com Laudes, seguido de missa às 6h30 e um café partilhado. Às 15h, será rezado o Terço, culminando às 19h com a Missa Solene de Dedicação, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida, permitindo que fiéis de todo o país participem desse momento histórico.

Histórico da Catedral de Nossa Senhora de Fátima

A história da Catedral de Nossa Senhora de Fátima remonta a 1953, quando o missionário franciscano Frei Epifânio, com o apoio da comunidade local, construiu uma capela para a realização de celebrações. Com o crescimento da população, uma nova igreja foi edificada, feita de tijolos, e em 15 de agosto de 1964, a pedra fundamental da atual Catedral foi colocada, sendo inaugurada em 1968.

Com a criação da Diocese de Imperatriz em 1987, a paróquia foi elevada ao status de catedral, consolidando ainda mais sua importância religiosa e cultural na região. Portanto, a reinauguração não representa apenas a entrega de um espaço revitalizado, mas simboliza a união e a força de uma comunidade que, sob a liderança de seu bispo, mantém viva a chama da fé e do patrimônio cultural.

As festividades programadas para os próximos dias prometem ser não apenas um marco na história da Catedral, mas também uma oportunidade para reforçar os laços entre a comunidade e sua fé.

Fonte: Assessoria: Josafá Ramalho – Willian Martins

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes