WASHINGTON (OSV News) — Documentos judiciais revelam que um homem de Nova Jersey, preso no dia 5 de outubro, horas antes do início da tradicional Red Mass, estava munido de um “arsenal totalmente funcional” de explosivos que ameaçou detonar.
De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de D.C., após a prisão de Louis Geri, um residente de 41 anos de Vineland, Nova Jersey, os oficiais descobriram “vários itens suspeitos, incluindo frascos de líquido e possíveis fogos de artifício” dentro de uma tenda que ele havia montado nos degraus da catedral.
200 dispositivos incendiários
Relatórios publicados indicam que Geri possuía na sua tenda 200 dispositivos incendiários, incluindo granadas caseiras, foguetes, coquetéis Molotov e frascos de nitrometano, o composto utilizado no atentado de Oklahoma City em 1995.
Agentes do FBI, do Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e da Força-Tarefa de Desativação de Explosivos e Incêndios da Polícia Metropolitana conseguiram prender Geri quando ele se afastou de sua tenda.
Após sua prisão, foi encontrado com ele um isqueiro e um dispositivo explosivo. Geri foi acusado de entrada ilegal, ameaças de sequestrar ou ferir uma pessoa e posse de um coquetel Molotov, de acordo com as autoridades.
Documentos judiciais mostram que Geri expressou hostilidade e desprezo pelo Supremo Tribunal, pelo Departamento de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA, pela Igreja Católica e pelo povo judeu.
A Red Mass marca o novo termo da corte
A Red Mass é celebrada anualmente no domingo anterior à primeira segunda-feira de outubro para marcar a abertura do termo da Suprema Corte e invocar as bênçãos de Deus sobre aqueles responsáveis pela administração da justiça, assim como sobre todos os funcionários públicos.
O início da Red Mass foi adiado por causa do incidente. Em uma declaração posterior, a polícia informou que a cena estava segura e que não havia ameaça contínua à segurança pública. Normalmente, vários juízes da Suprema Corte comparecem à Red Mass anual, mas, à medida que a situação de segurança se desenrolava, nenhum dos juízes compareceu à cerimônia deste ano.
Richard Szczepanowski é editor-gerente do Catholic Standard, jornal da Arquidiocese de Washington. Esta matéria foi publicada originalmente pelo Catholic Standard e distribuída por meio de uma parceria com a OSV News.