Brasil, 7 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump faz metáfora perturbadora sobre democratas diante de militares

O presidente Donald Trump fez uma comparação que causou repercussão negativa ao chamar os democratas de “piolho” durante discurso com militares nos EUA

Neste domingo, em evento na Base Naval de Norfolk, na Virgínia, o presidente Donald Trump fez uma declaração considerada por críticos como “perigosa” ao fazer uma metáfora envolvendo os democratas diante de milhares de marinheiros da Marinha dos Estados Unidos. Ele afirmou que é preciso “cuidar desse piolho que está no nosso ombro chamado Democratas”, acompanhando a fala de um gesto de desdém com a mão, como se desprendendo de um inseto.

Metáfora polêmica e confronto com a oposição

Trump associou os democratas a um “piolho” que deve ser removido, uma comparação que, segundo analistas, reforça uma visão desumanizadora do principal partido da oposição no país. Ao lado dessa acusação, o presidente declarou: “Eles querem dar todo o nosso dinheiro para imigrantes ilegais que entram no país”, reforçando uma narrativa de confronto e divisão política.

De acordo com uma pesquisa do Pew Research realizada em julho, cerca de 45% dos adultos americanos se identificam ou têm inclinação pelo o Partido Democrata, quase igual aos 46% que apoiam ou simpatizam com o Republicanismo. Assim, a fala de Trump parece direcionar uma parte significativa da população ao seu discurso de confronto.

Contexto político e controvérsia

O discurso do presidente ocorreu ao mesmo tempo em que ele e aliados têm intensificado declarações que associam a “fala da esquerda” a um aumento na violência política, segundo reportam veículos como a HuffPost.

Apesar de a ocasião ser comemorativa dos 250 anos da Marinha dos EUA, o evento virou uma espécie de comício, ao ponto de Trump admitir, ao final, que “vamos transformar isso em um comício”, que foi recebido com reações mistas entre os presentes e na opinião pública.

Repercussões e críticas

Especialistas em comunicação política e direitos humanos alertaram que o uso de metáforas desumanizadoras, como a de um “piolho”, sobre adversários políticos, pode ampliar o clima de intolerância e violência no país. A crítica se intensificou ainda mais após a divulgação do vídeo do discurso, que viralizou nas redes sociais.

A operação de comunicação de Trump tem sido marcada por discursos polarizadores, e essa frase levou a uma nova rodada de debates sobre o tom adotado pelo líder na atual fase do seu mandato, além de reacender as tensões entre aliados e opositores.

Este conteúdo foi originalmente publicado no HuffPost e está sendo acompanhado de perto pelo espectro político dos Estados Unidos, com especial atenção às próximas eleições presidenciais. Para mais informações, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes