Brasil, 7 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Touros atletas: como o melhoramento genético impulsiona os animais de rodeio no Brasil

Conheça os bastidores dos touros campeões de rodeio e o papel do melhoramento genético na criação desses animais únicos

Os touros atletas que se apresentam nos rodeios brasileiros são resultados de um intenso trabalho de melhoramento genético e seleção. Apesar de sua fama, apenas 1% dos touros testados possui habilidades como pular, girar e dar coices de forma impressionante. Essas qualidades são conquistadas por cruzamentos específicos e técnicas avançadas, como inseminação artificial, sem a necessidade de castração, que preserva os hormônios essenciais ao desenvolvimento muscular.

Como os touros atletas são selecionados

O universo dos touros de rodeio é altamente especializado, com os profissionais chamados de tropeiros responsáveis pela descoberta e treinamento desses animais. Segundo Wagner Ricardo de Camargo Martins, “comparando com futebol, descobrir o boi é uma categoria de base, um time pequeno. A gente descobre, faz o boi e depois vende.”

Quase sempre, os touros atletas são cruzamentos entre raças zebuínas e europeias, o que aumenta sua força, agilidade e resistência. Esses animais não são castrados, pois os hormônios naturais favorecem o desenvolvimento muscular necessário para suas performances.

Valorização e mercado

O mercado de touros de rodeio é bastante valorizado, e um animal dedicado à atividade pode atingir valores superiores a R$ 1 milhão, um montante consideravelmente maior do que o de bois destinados ao corte. O ex-peão e criador Rodrigo Martins explica que esses animais representam riqueza e talento, impulsionados por um aprimoramento genético contínuo.

Impacto do melhoramento genético no esporte

O melhoramento genético, realizado com inseminação artificial e fertilização in vitro, aumenta a eficiência na criação de touros de alto desempenho. O programa tem como objetivo aumentar a quantidade de animais que realmente possuem as qualidades necessárias para o rodeio, fortalecendo o esporte e incentivando a inovação na criação de animais.

Documentário “Vida de rodeio”

O universo dos touros atletas é destaque na nova série “Vida de rodeio”, que estreia nesta terça-feira (7) na Globo. A produção, uma parceria entre o Globo Rural e o Núcleo de Documentários do Jornalismo da Globo, desvenda os processos de criação e melhoramento desses animais que encantam os fãs do esporte.

Para mais detalhes, acesse a reportagem completa no site do G1.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes