A Leapmotor, jovem fabricante chinesa de veículos elétricos, começa a atuar oficialmente no Brasil em novembro, com uma proposta de oferecer SUVs elétricos de alta tecnologia e design contemporâneo. A marca chega ao mercado brasileiro sem produção local, mas conta com um centro de distribuição em Betim (MG), utilizado por marcas do grupo Stellantis.
Entrada oficial da Leapmotor no Brasil
A Leapmotor atua no mercado há apenas dez anos e, até então, era pouco conhecida no Brasil e em grande parte do mundo. Sua parceria com a Stellantis, que detém 51% das ações, marca sua entrada oficial no país. A Stellantis investiu na startup em 2023 e firmou uma parceria para comercializar os modelos da empresa fora da China.
Com uma estrutura de 34 concessionárias, a Leapmotor iniciará suas operações neste mês de novembro, oferecendo principalmente SUVs elétricos voltados ao público brasileiro. A marca visa competir com líderes do setor como BYD e GWM.
Modelos e tecnologia do Leapmotor C10
O primeiro veículo a desembarcar no Brasil é o SUV médio C10, com dimensões similares às do Jeep Commander. O design minimalista e futurista lembra outros SUVs chineses contemporâneos, como o Geely EX5, com maçanetas embutidas e rodas de desenho aberto.
O C10 possui um conjunto motriz totalmente elétrico, com 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Uma versão com extensor de autonomia, que utiliza um motor de 1.5 gasolina como gerador, também estará disponível. Mesmo com o sistema a combustão, o motor não movimenta as rodas, mantendo o veículo na categoria de elétrico puro.
Por dentro, o SUV apresenta acabamento com materiais macios e um design minimalista, com painel digital de 14,6 polegadas e volante com controles giratórios inspirados nos modelos da Tesla. O console central não possui botões físicos e os controles dos retrovisores ficam integrados na tela, proporcionando uma aparência moderna.
Recursos de condução semiautônoma e novidades no B10
O C10 vem equipado com 12 sensores ultrassônicos, cinco radares e dez câmeras, que suportam funções de condução semiautônoma, como frenagem automática de emergência, manutenção de faixa e piloto automático adaptativo com auxílio de laser (LiDAR).
Além do C10, a Leapmotor já confirmou a chegada do SUV B10 ao Brasil, um modelo similar ao C10, com foco no mesmo segmento de mercado. O B10 terá duas versões de baterias—de 56,2 kWh e 67,1 kWh—com autonomia estimada de 380 km e 460 km no ciclo europeu, enquanto no Brasil, essa autonomia deverá ser de aproximadamente 270 km e 330 km devido aos métodos de medição do Inmetro.
O interior do B10 traz a mesma central multimídia do C10, mas com detalhes que facilitam a instalação de acessórios e o uso do chip Snapdragon SA8155P, da Qualcomm. Este chip prepara o veículo para exibir conteúdo em até três telas em resolução 4K e suporta conectividade 4G, além de rodar o plataforma Android Automotive, garantindo alto desempenho para sistemas de assistência ao motorista.
Expectativas para o lançamento e mercado brasileiro
A Leapmotor planeja lançar o B10 no Brasil nas próximas semanas, reforçando sua estratégia de competir no segmento de SUVs elétricos de alta tecnologia. Com preços e tecnologia competitivos, a marca busca estabelecer-se como uma opção sustentável e inovadora para o público brasileiro.
Segundo a fabricante, os modelos chegam ao mercado com tecnologia de ponta, consolidando a presença da China na área de veículos elétricos no país. O sucesso da estratégia dependerá da aceitação do público e da infraestrutura de recarga, que vem sendo ampliada em todo o Brasil.
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