A seleção brasileira feminina de basquete já sabe quais serão seus adversários nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Um sorteio realizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), nesta terça-feira (7), distribuiu 24 seleções por quatro torneios classificatórios. O Brasil está no Torneio A, junto com Mali, Sudão do Sul, República Tcheca, Bélgica e China (anfitriã). A disputa ocorrerá na cidade chinesa de Wuhan, entre 11 e 17 de março do ano que vem.
Desafios e a busca pela classificação
O Brasil busca encerrar um jejum de oito anos fora das Copas do Mundo, por não ter se classificado para as edições de 2018 e 2022. O único título mundial feminino foi conquistado há mais de três décadas pela icônica seleção brasileira, liderada por Paula, Hortência e Janeth, em 1994. A cota do torneio traz uma grande responsabilidade e expectativa sobre as jogadoras, que têm se preparado intensamente para o desafio.
Com exceção da Bélgica, campeã da Eurobasket e já classificada para o Mundial, as demais equipes do Torneio A competirão por três vagas. Em julho deste ano, a seleção quase garantiu a vaga na Copa do Mundo ao avançar à final da AmeriCup, mas terminou em segundo lugar após perder a decisão para os Estados Unidos, que marcaram uma vitória imponente e mostraram a força do basquete feminino americano.
Next stops on the Road to Berlin 🛣️
⁰The Qualifying Tournaments are on March 11-17, 2026 🗓️ #FIBAWWC x #WeOwnTheGame pic.twitter.com/lupxFmiRsj— Women’s Hoops by FIBA (@FIBAWWC) October 7, 2025
Outras seleções na disputa
Além da Bélgica, outros quatro países já asseguraram presença na Copa do Mundo: Alemanha (por ser o país-sede do Mundial), Austrália (campeã da Ásia e Oceania), Estados Unidos e Nigéria (campeã do continente africano). Embora classificadas, as cinco nações competirão nas Eliminatórias. Os três países mais bem colocados nos torneios A, B e C avançarão direto ao Mundial. Já no Torneio D, o único com duas seleções já classificadas (Alemanha e Nigéria), a disputa será por apenas duas vagas.
Copa do Mundo de Basquete Feminino 2026
A Copa do Mundo de basquete feminino reunirá 16 seleções no período de 4 a 14 de setembro do ano que vem, em Berlim (Alemanha). Será uma oportunidade única para que as seleções mostrem seu talento e competitividade em um dos maiores palcos do esporte mundial.
Formato dos torneios de qualificação
Torneio A – Wuhan (China)
- Brasil
- Mali
- Sudão do Sul
- Bélgica*
- República Tcheca
- China
Torneio B – San Juan (Porto Rico)
- Nova Zelândia
- Porto Rico
- Estados Unidos*
- Senegal
- Itália
- Espanha
Torneio C – Istambul (Turquia)
- Hungria
- Turquia
- Argentina
- Austrália*
- Canadá
- Japão
Torneio D – Lyon-Villeurbanne (França)
- Colômbia
- Filipinas
- Alemanha*
- Coreia do Sul
- França
- Nigéria*
* seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Com um torneio repleto de desafios e a pressão de retornar ao cenário esportivo global, a torcida brasileira está unida e esperançosa pelo sucesso da seleção feminina de basquete. O apoio das fãs e dos fãs será fundamental para que as jogadoras possam brilhar e conquistar uma vaga na tão esperada Copa do Mundo.