Brasil, 6 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flamengo é derrotado pelo Bahia e liga alerta no Brasileirão

A derrota do Flamengo para o Bahia acende preocupações na equipe, que passa por uma fase crítica no Campeonato Brasileiro.

A derrota do Flamengo ontem, por 1 a 0, para o Bahia, na Fonte Nova, ligou o sinal de atenção no clube por diversas razões. A principal delas é que, junto da virada por 3 a 2 conquistada pelo Palmeiras em clássico contra o São Paulo, o resultado fez com que o rubro-negro caísse para a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com os mesmos 55 pontos do alviverde, mas com uma vitória a menos e um jogo a mais.

A queda de performance do Flamengo

Além disso, a derrota representou a quarta partida das últimas seis em que o Flamengo não venceu no Brasileirão — e a segunda consecutiva que não marcou um gol sequer. O retrospecto indica uma queda no rendimento do time treinado por Filipe Luís em meio a uma fase decisiva da temporada. Os três próximos jogos do rubro-negro, após a pausa para a data FIFA, serão contra Botafogo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, e Racing, pela Libertadores.

— O momento é esse. Temos que digerir uma derrota dura que não contávamos. Estávamos muito confiantes e o time vinha em um bom momento para fazer um grande jogo. Você vai olhar os números e tem uma vitória nos últimos cinco jogos. Eu vejo outras coisas, como o time está jogando, se portando em campo e a evolução que está tendo em alguns setores. É colocar na cabeça o que temos que melhorar para colocar o time nos trilhos de novo — analisou o técnico Filipe Luís.

O impacto da expulsão e os erros do jogo

No confronto de ontem, a expulsão de Danilo logo aos 12 minutos afetou significativamente o contexto do que poderia ser a partida. O lance do cartão vermelho ocorreu numa tentativa de ligação direta do Bahia em resposta à linha alta do Flamengo. Tiago recebeu um lançamento vindo do campo de defesa e foi parado pelo zagueiro rubro-negro, que fez a falta com o pé na altura da cabeça do atacante tricolor.

Com um jogador a mais, o Bahia, que indicava intenção de jogar em contra-ataque, teve mais a posse de bola e também paciência até abrir o placar, já na reta final do primeiro tempo. Após uma bobeada de Cleiton — que entrou no lugar de Pedro para recompor a linha defensiva — na entrada da área, Willian José aproveitou a sobra e marcou o gol da partida.

Tentativas de reação frustradas

Na segunda etapa, Filipe Luís até tentou levar o Flamengo para o ataque com as entradas de Luiz Araújo, Plata, Bruno Henrique e, posteriormente, Wallace Yan. No entanto, as ideias pensadas pelo treinador não funcionaram. Primeiro, porque o rubro-negro não conseguiu se encontrar dentro do esquema tático montado pelo técnico e, desorganizado, não construiu grandes chances de perigo. Depois, pela expulsão infantil de Wallace Yan.

O atacante, que ganhou uma oportunidade após quase um mês sem ser utilizado, ficou em campo por apenas dez minutos e conseguiu a façanha de levar dois cartões amarelos por indisciplina.

— Precisamos desses dois, três dias que vamos ter para limpar a cabeça do que aconteceu hoje. Vamos ter que trabalhar sobre conceitos para a equipe. É muito importante esse final de temporada para a gente. O melhor ainda está por vir — comentou Filipe Luís.

O treinador também julgou a expulsão de Wallace Yan:

— Ele vem treinando muito bem e é um jogador muito importante para mim. Cometeu um erro muito grave e nos prejudicou. Ele é muito novo ainda. Ainda não conversei com ele. São nesses aspectos que tenho que melhorar minha equipe, que o mental não influencie para o negativo, que fique sempre com o mental estável. Pensei em colocá-lo para romper a linha do Bahia, porque eles estavam muito fechados. A expulsão dele complicou, mas o time continuou dando a vida — concluiu.

A situação do Flamengo é preocupante. Agora, o time precisa urgentemente recuperar o entrosamento e o rendimento se quiser retomar a liderança e brigar pelo título no fim da temporada. A sequência de jogos decisivos se aproxima, e o foco deve ser intensificado para não deixar escapar a chance de um bom desempenho nas competições que ainda restam.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes