Entre os dias 1 e 3 de outubro, a Universidade Católica da Santíssima Conceição, no Chile, foi palco de um importante encontro que reuniu reitores e representantes da Organização das Universidades Católicas da América Latina (ODUCAL). O evento marcou os 35 anos da promulgação da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae e teve como tema central a identidade e a missão das universidades católicas, buscando novas formas de abordagem diante dos desafios atuais da educação superior.
Identidade e missão das universidades católicas em foco
Com a presença de figuras importantes, como o cardeal Fernando Chomalí, arcebispo de Santiago, e o presidente da ODUCAL, Pe. Anderson Pedroso SJ, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o encontro enfatizou a necessidade de retornar às fontes que inspiram as universidades católicas. Isso envolve a integração de novas metodologias e a promoção de um trabalho conjunto que dialogue com a fé, a razão e o compromisso social.
A renomada Constituição Ex Corde Ecclesiae reafirma que as universidades católicas têm a responsabilidade de estar profundamente enraizadas no coração da Igreja, a fim de cumprir sua vocação de servir à fé e à humanidade. O Pacto Educativo Global procura, por sua vez, transformar a educação em um agente de inclusão, dignidade humana e cidadania responsável. Já a ODUCAL atua na promoção da identidade católica através da integração fé-cultura, respondendo aos desafios, tanto locais quanto globais.

Fé e cultura com um forte compromisso social
A Ex Corde Ecclesiae também destaca a importância do diálogo entre fé e razão. Este princípio é essencial para que as universidades católicas sejam verdadeiros faróis de justiça e solidariedade. O Pacto Educativo Global enfatiza valores humanos que visam formar cidadãos íntegros e responsáveis, enquanto a ODUCAL promove interações entre fé, cultura e sociedade ao interior de suas instituições, celebrando a rica diversidade do continente.
A missão de defender a dignidade humana e promover a justiça social são diretrizes fundamentais tanto em Ex Corde Ecclesiae quanto no Pacto Educativo Global, que propõem uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimento, almejando a transformação positiva da sociedade. A ODUCAL, ao reunir universidades católicas, busca a articulação dessas preocupações no contexto latino-americano.
O equilíbrio entre autonomia e comunhão eclesial
Ex Corde Ecclesiae ressalta a importância de um equilíbrio entre a autonomia institucional e a comunhão com a Igreja. Isso envolve a responsabilidade e a liberdade acadêmica, sempre dentro de um horizonte de fidelidade eclesial. O Pacto Educativo Global, por sua vez, incentiva a colaboração global entre universidades, promovendo um diálogo interdisciplinar e intersetorial.
De acordo com Pe. Anderson Pedroso SJ, a proposta é que as universidades católicas trabalhem de forma sinodal, como “autonomias orquestradas”, cada uma atuando com sua própria identidade, mas em unidade com as demais, dentro do grande corpo da Igreja. “Estamos muito unidos aos nossos pastores, os bispos locais”, afirmou. Com isso, se busca que a universidade católica seja, hoje mais do que nunca, o coração pulsante do Evangelho.
Nesse sentido, o papel da ODUCAL se torna visível na promoção de sete redes temáticas que reforçam a integração, o sentido de comunidade e o compromisso ético, ampliando o impacto da educação católica na América Latina e no Caribe. Como finalizou Pe. Anderson, “essas ações possibilitam que os princípios de Ex Corde Ecclesiae e do Pacto Educativo Global se atualizem e encarnem localmente, unindo esforços para formar líderes íntegros e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da ODUCAL