Brasil, 5 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Três Rios elege novo prefeito e vice neste domingo

Neste domingo, 5 de outubro, Três Rios realiza eleições suplementares para escolher novo prefeito e vice-prefeito até 2028.

Neste domingo (5), 61.308 eleitores do município de Três Rios, no centro-sul Fluminense, voltam às urnas para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito da cidade. Estão aptos a votar no pleito suplementar aqueles que já tinham domicílio eleitoral na cidade em 7 de maio de 2025 e estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Estão na disputa cinco chapas, e os eleitos exercerão mandato até 31 de dezembro de 2028. A votação ocorrerá das 8h às 17h.

Motivos da nova eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), que havia sido reeleito prefeito de Três Rios nas eleições de 2024. Os ministros determinaram a realização de nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município, independentemente da publicação do acórdão e da apresentação de eventuais recursos. A decisão unânime ocorreu na sessão do dia 1º de julho deste ano.

O colegiado ratificou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que indeferiu o registro do candidato nas eleições de 2024 devido à incidência de causa de inelegibilidade resultante da prática de atos de improbidade administrativa.

Entenda o caso de Joacir Barbaglio

Joacir Barbaglio teve as contas de sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019. Ele disputou a eleição sub judice e foi o mais votado nas eleições de 2024 para a prefeitura.

O candidato chegou a obter uma liminar suspendendo a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas, como a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições, não possui valor para suspender a inelegibilidade. Ao acompanhar o voto do relator da ação no TSE, o ministro André Mendonça, o plenário reiterou que o caso de Três Rios é semelhante ao ocorrido nas eleições de prefeito na cidade de Bandeirantes, São Paulo, onde a Corte também decidiu, por unanimidade, que vale a data do primeiro turno para que a documentação apresentada por candidato esteja adequadamente correta na Justiça Eleitoral.

Candidatos e suas propostas

Os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito são: Anderson Bento de Medeiros, conhecido como professor Anderson Muriçoca, pelo Partido Renovação Democrática (PRD); Beatriz Retto Bogossian, ou Bia Bogossian, pelo Partido Social Democrático (PSD); Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), conhecido como Jonas Dico, pela Coligação Três Rios Não Pode Parar (Podemos/MDB); Jorge Luis de Almeida Junior, pelo Democracia Cristã (DC); e Juarez de Souza Pereira, conhecido como Juarez da Saúde, pela Coligação Três Rios Merece Mais (Solidariedade/Novo).

Cada um dos candidatos apresenta propostas diversas para melhorias na qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento da cidade. A expectativa da população é de que a nova gestão contribua efetivamente para o progresso de Três Rios, celebrando um novo capítulo na história política da região.

Normas de votação e boca de urna

No domingo, data da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa dos eleitores, desde que não haja aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado. Contudo, na data do pleito, constitui crime a boca de urna, utilização de alto-falantes e amplificadores de som, promoção de comícios ou carreatas, bem como a divulgação de qualquer tipo de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Assim, com um clima de expectativa e impaciência, Três Rios se prepara para uma eleição que promete ser decisiva para o futuro da cidade. A participação dos eleitores é essencial para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades atendidas. Fique atento aos desdobramentos e resultados da votação que, sem dúvida, marcarão o cenário político local nos próximos anos.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes