No último domingo (5/10), a Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) mobilizou uma força-tarefa com “centenas de unidades” para garantir a segurança durante as provas do Concurso Nacional Público Unificado (CNU). De acordo com o tenente-coronel Alessandro Arantes, a operação transcorreu sem problemas até a abertura dos portões às 11h30.
Operação policial em Brasília
O policiamento começou às 4h30 da manhã, abrangendo 29 rotas que levam a 168 escolas na capital. Em entrevista ao Metrópoles, Arantes ressaltou a presença de policiais militares em todos os locais de prova, além de apoio de viaturas e unidades especializadas de trânsito. “Permaneceremos assim até o final de toda a ação”, garantiu o tenente-coronel.
Felizmente, não foram registradas movimentações atípicas ou problemas nos locais de prova em Brasília. Relatos de participantes indicam que o trânsito estava tranquilo e que o transporte público operou sem contratempos durante o evento.
Concurso sem problemas
Com um número expressivo de participantes, a confiança na segurança operacional foi um tema abordado por alguns dos candidatos. Marcelo Ferreira, 41 anos, que se inscreveu para a área de Tecnologia da Informação, expressou que não deixou que a recente operação da Polícia Federal contra fraudes em concursos afetasse sua confiança. “Isso sempre tem. Em todo concurso sai esse tipo de notícia”, ponderou.
Por outro lado, Darlinda Santos, 41, vinda de Unai (MG), revelou sentir certa insegurança em meio às notícias de fraudes: “Será que vai acontecer com a gente? Vem alguém e faz alguma ilegalidade e acabamos sendo prejudicados”, desabafou.
Ana Claudia Cabral, 49 anos, por sua vez, manifestou agradecimentos a todo o processo do concurso, reconhecendo sua importância. “É uma oportunidade necessária. Espero que cada um faça o seu melhor”, concluiu.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
As provas objetivas da segunda edição do CNU estão sendo aplicadas no último domingo, com cerca de 761 mil inscritos em 228 cidades brasileiras. O primeiro dia é dedicado às provas objetivas, enquanto o segundo dia, previsto para 7 de dezembro, contemplará as provas discursivas apenas para os candidatos habilitados na primeira fase.
No total, o concurso oferece 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Dentre as ofertas, 2.480 são vagas imediatas, e 1.172 estarão disponíveis para provimento no curto prazo, após homologação dos resultados.
Vagas e Salários
Os cargos estão divididos em nove blocos temáticos. Apesar do edital ser unificado, o processo de inscrição mantém a possibilidade de escolha para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, permitindo que os candidatos definam uma lista de preferência. Os salários prometem variar entre R$ 4 mil e R$ 16 mil, dependendo da função escolhida.
Com uma operação de segurança bem-sucedida e a participação massiva dos candidatos, o CNU se apresenta como uma oportunidade significativa, destacando-se como o “Enem dos Concursos”.
O próximo passo agora será acompanhar como se darão as provas discursivas e a efetividade dos procedimentos de segurança nas próximas fases do concurso.
Para mais detalhes, confira a cobertura completa do concurso em matérias relacionadas.