No último domingo (5), o técnico da seleção masculina de futebol, Carlo Ancelotti, anunciou uma nova alteração na lista dos convocados para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul. A mudança se deu em virtude de uma lesão do goleiro Ederson, que atua no Fenerbahçe, da Turquia. Ederson se contundiu durante um treinamento no último sábado (4) e, por isso, John, goleiro do Nottingham Forest, da Inglaterra, foi chamado para assumir seu lugar.
John, de 29 anos, chegou ao futebol inglês no final de agosto, negociado pelo Botafogo, onde se destacou e se tornou um jogador chave na conquista do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2024. Esta será sua primeira convocação para a seleção principal, o que representa um feito significativo em sua carreira.
O goleiro já vestiu a camisa da seleção brasileira em outras categorias. Em 2013, quando ainda defendia o Santos, ele representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano sub-17, ao lado de jogadores como Léo Pereira, que atualmente está no Flamengo, e Thiago Maia, que joga no Internacional.
Embora tenha apenas um jogo pelo Nottingham Forest – onde foi titular na derrota por 3 a 2 para o Swansea City, pela Copa da Liga Inglesa – a convocação de John demonstra a confiança que Ancelotti deposita em seu potencial, especialmente em um momento crítico para a equipe.
Preparação para os amistosos na Ásia
Além de John, Ancelotti contará com Hugo Souza, do Corinthians, e Bento, do Al Nassr, da Arábia Saudita, como opções para o gol durante os amistosos. Bento foi o primeiro jogador a se apresentar ao técnico em Seul, onde a delegação brasileira ficará concentrada antes da partida contra a Coreia do Sul, marcada para sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), no Sangam Stadium. Em seguida, a seleção enfrentará o Japão no dia 14, às 7h30, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.
Vale ressaltar que esta é uma segunda mudança nas convocatórias de Ancelotti, também motivada por lesões. Na quinta-feira (2), o lateral Vitinho, do Botafogo, foi chamado para substituir Vanderson, do Mônaco, que se machucou durante um jogo da Liga dos Campeões contra o Manchester City.
Eliminação da seleção sub-20
Em outra atualização relacionada à CBF, também neste domingo foi anunciada a saída do técnico Ramon Menezes do comando da seleção masculina sub-20. A decisão vem após a eliminação da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, realizada no Chile. O Brasil não conseguiu conquistar nenhuma vitória na competição, com a última derrota sendo para a Espanha, por 1 a 0, no Estádio Nacional de Santiago.
Ramon expressou sua tristeza pela eliminação, enfatizando as dificuldades enfrentadas ao longo do período curto de preparação. “O torcedor também fica triste e chateado, mas, às vezes, ele não entende as dificuldades que passamos. Pouco tempo para trabalhar, pouco tempo para treinar, se não nem esses atletas teriam sido liberados. Nós nos apresentamos no dia 22 de setembro e nossa estreia já era dia 28”, lamentou Ramon.
Essas mudanças nas convocações refletem os desafios em manter uma equipe competitiva em meio a situações adversas, especialmente quando o tempo para treinar é escasso. O foco da seleção agora estará dirigido para os amistosos na Ásia, onde Ancelotti espera utilizar jogadores no auge de suas capacidades, como é o caso de John.