Brasil, 4 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV assina sua primeira exortação apostólica, ‘Dilexi te’

Papa Leo XIV assinou neste sábado (4), em uma celebração no Palácio Apostólico, a primeira exortação apostólica de seu pontificado, cujo conteúdo será divulgado na próxima semana.

A assinatura ocorreu na manhã de sábado, às 8h30, na biblioteca do Palácio Apostólico, na presença do arcebispo Edgar Peña Parra,Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, anunciou o Vaticano em nota oficial. O texto da exortação, cujo tema exato ainda não foi revelado, será divulgado oficialmente no dia 9 de outubro pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Foco noticiado na expectativa

Embora o conteúdo do documento ainda não tenha sido divulgado, há especulações de que sua temática deve abordar a pobreza. A escolha de assinar a exortação no dia de São Francisco de Assis reforça essa expectativa, já que o santo é símbolo de proteção aos pobres e defensor do meio ambiente.

Significado e contexto

A assinatura foi realizada na presença do arcebispo Edgar Peña Parra, uma figura de destaque na cúpula da Santa Sé, o que demonstra a importância dada ao documento por parte do pontífice e do Vaticano.

Repercussões e expectativas

A expectativa é alta entre fiéis e analistas religiosos quanto ao conteúdo da exortação, que deve oferecer orientações pastorais e espirituais de grande impacto para a Igreja Católica. O documento marca o início oficial do período de liderança de Leo XIV, que assumiu o papado recentemente, e sinaliza suas prioridades, especialmente em temas sociais e de justiça.

Segundo fontes do Vaticano, o texto será publicado na próxima semana e deverá orientar ações e homilias do pontífice nos próximos meses, reforçando sua mensagem de atenção aos mais vulneráveis. Ainda não há previsão de evento oficial para a divulgação do conteúdo, mas espera-se uma forte apresentação no dia 9, com bastante repercussão internacional.

Para mais detalhes, acesse a fonte oficial da CNA.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes