As ruas e avenidas de Santos, no litoral de São Paulo, ganharão faixas exclusivas para motociclistas. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal em setembro e sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), busca melhorar a segurança viária e a convivência entre motoristas e motociclistas, inspirada em um projeto similar bem-sucedido na cidade de São Paulo.
Objetivo da nova legislação
A nova legislação, publicada no Diário Oficial, estabelece que as faixas para motocicletas sejam implantadas entre as faixas de rolamento dos veículos. Com sinalização de acordo com o manual do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), essa medida visa a realizar uma intervenção que priorize tanto a segurança dos motociclistas quanto a fluidez do trânsito na cidade.
Embora o local exato para a implantação das faixas ainda não tenha sido definido, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos é responsável pelos estudos e pela escolha das vias que receberão a nova sinalização. Em nota, a Prefeitura informou que a CET está realizando análises técnicas para avaliar as condições das vias, mas não especificou um prazo para a conclusão desses estudos.
Estudos técnicos em andamento
A administração municipal está ciente da importância de realizar essa análise da infraestrutura antes de implementar as faixas. “O objetivo é assegurar que a eventual aplicação da medida ocorra de forma compatível com a segurança viária e com a preservação da fluidez do trânsito dos demais veículos”, destaca a nota oficial.
O vereador Adriano Piemonte (União), responsável pela proposta, sugere que as faixas sejam instaladas em avenidas importantes como a da Orla, Francisco Glicério, Ana Costa, Nossa Senhora de Fátima, Conselheiro Nébias, Martins Fontes e Afonso Pena. Segundo Piemonte, a iniciativa é essencial para a redução do número de acidentes com motociclistas e está alinhada com o planejamento do Governo Federal, que estuda implementar a faixa azul em outras cidades do país.
Resultados em São Paulo
A implantação da faixa azul em São Paulo já demonstrou resultados positivos. Com uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a medida foi aplicada, a cidade registrou uma queda significativa nos índices de acidentes fatais. Os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que o número de mortes caiu de 36 em 2023 para 19 em 2024.
Desde a inauguração da primeira faixa na Avenida 23 de Maio, em 2022, São Paulo expandiu a iniciativa para cerca de 232,7 km de faixas azuis em 46 vias, beneficiando aproximadamente 500 mil motociclistas. O sucesso desse projeto na capital paulista serve como um importante exemplo para Santos e pode ser replicado em outras localidades do Brasil.
Expectativas e desafios
Com a implementação prevista em Santos, autoridades e especialistas esperam não apenas uma melhora na segurança dos motociclistas, mas também um impacto positivo na cultura de respeito no trânsito. No entanto, a Prefeitura e a CET terão o desafio de garantir que a instalação das faixas ocorra sem comprometer o fluxo normal de veículos e que haja uma comunicação eficaz com os motoristas e motociclistas sobre as mudanças.
A expectativa é que a experiência de São Paulo possa ser emulada em Santos, resultando em um trânsito mais seguro e organizado, onde todos os usuários da via, independentemente do meio de transporte, possam coexistir de maneira harmônica.
Aguardamos a execução desse projeto e os próximos passos a serem anunciados pela Prefeitura de Santos, que poderão estabelecer um novo paradigma na mobilidade urbana da região. Este é um passo importante para a segurança no trânsito e, esperamos que sirva de exemplo para outras cidades.
Com o olhar atento à segurança viária e benefícios para a comunidade, o futuro das faixas exclusivas para motociclistas em Santos estará cada vez mais próximo de se concretizar.