Brasil, 4 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Donald Trump dedica noite de shutdown a compartilhar memes e vídeos falsos

Durante a segunda noite do atual shutdown, ex-presidente Donald Trump postou uma série de vídeos e memes gerados por IA nas redes sociais.

Na segunda noite do governo dos Estados Unidos parado, Donald Trump utilizou suas plataformas digitais para compartilhar conteúdos considerados inapropriados e completamente sem sentido. Entre as publicações, destaque para vídeos gerados por inteligência artificial, que zombavam de figuras políticas e mostravam Trump em situações fantasiosas, como jogando a frase “Trump 2028” na cabeça de Hakeem Jeffries durante uma reunião no Salão Oval.

Vídeos falsos e memes nas redes sociais de Trump

Um dos vídeos, considerado uma produção de IA, mostrava Trump vestindo uma capa e uma gorra, posando em uma montanha. Outros vídeos apresentavam o ex-presidente como a Morte, ao lado do senador JD Vance dançando com tambores, além de um deepfake que deixava Jeffries usando um sombrero e Chuck Schumer fazendo críticas agressivas aos democratas.

Segundo relatos, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, foi questionada sobre esses conteúdos questionáveis, e afirmou que Trump tem o direito de publicar o que desejar em suas redes sociais. Ela ainda elogiou o ex-presidente, chamando-o de “extremamente transparente” por sua postura de compartilhar memes e vídeos abertamente, além de considerar isso “refrescante”.

Repercussão e contexto

O uso de conteúdos falsificados por Trump durante o shutdown acentuou a polarização política do momento. As publicações, que muitas vezes eram embasadas em tecnologia de inteligência artificial, provocaram críticas entre analistas por disseminar desinformação e por sua natureza jocosa e às vezes ofensiva.

O episódio também evidencia a postura de Trump em relevar a situação do governo, preferindo focar em publicações que reforçam seu discurso político e sua base de apoiadores. Enquanto o impasse no Congresso segue, as redes sociais do ex-presidente tornam-se palco de disseminação de conteúdos cada vez mais controversos.

Imagens e vídeos gerados por IA e polêmica

A publicação mais comentada foi uma edição em que Trump aparece rindo ao fim de uma paródia ao seu estilo de campanha, ao som do “Y.M.C.A.”, do Village People. O vídeo pode ser visto nesta publicação original. A cena reforça o clima de provocação e desdém diante da crise institucional.

Especialistas alertam para os perigos do uso de deepfakes e conteúdos falsificados, que podem ampliar a desinformação em momentos de crise política.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes