Os pilotos Alexander Albon e Carlos Sainz, representando a Williams, foram desclassificados da sessão de classificação do Grande Prêmio de Singapura, realizado no último sábado (04). A eliminação se deu após uma inspeção técnica identificar irregularidades na asa traseira dos carros, que ultrapassavam o limite máximo de abertura do sistema de redução de arrasto (DRS) autorizado pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Como resultado, Albon e Sainz, que haviam conquistado os 12º e 13º melhores tempos, respectivamente, terão que iniciar a corrida deste domingo (05) a partir do fundo do grid. A inspeção realizada no circuito de Marina Bay revelou que o elemento móvel da asa traseira abriu mais de 85 mm, contrariando as normas técnicas que regulam a utilização do DRS.
Esta infração poderia proporcionar uma vantagem aerodinâmica em trechos de alta velocidade do circuito.
A equipe inglesa reconheceu a falha e aceitou a decisão da FIA, conforme declarado pelo chefe do time, James Vowles, em uma nota oficial: “As asas traseiras dos dois carros falharam no teste de abertura do DRS. Não buscamos vantagem competitiva e nossas medições internas mostravam conformidade. Contudo, a única medição que realmente importa é a da FIA”, afirmou Vowles.
Impacto na corrida e mudanças no grid
Com a desclassificação, Albon e Sainz tiveram seus cronômetros anulados, permitindo apenas a participação na prova, mas a partir das últimas posições no grid. Essa mudança teve um impacto positivo para o brasileiro Gabriel Bortoleto, que competiu pela Sauber e subiu da 16ª para a 14ª colocação.
A desclassificação de pilotos em sessões de classificação não é um fenômeno novo na Fórmula 1. Em 2024, foi a vez da equipe Haas, cujos pilotos Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen também foram excluídos da classificação, por circunstâncias semelhantes. Em eventos mais recentes, pilotos de renome como Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly enfrentaram penalizações por diferentes infrações técnicas, incluindo peso abaixo do mínimo e desgaste irregular do assoalho.
Reação da Williams e medidas para o futuro
A FIA justificou a desclassificação enfocando que a Williams reconheceu a não conformidade após a verificação oficial e não questionou o método ou o equipamento de medição utilizado. A equipe se comprometeu a revisar seus processos internos para evitar que situações semelhantes ocorram novamente:
“Estamos cientes de que precisamos melhorar nossos processos de verificação interna para garantir que nossas medidas estejam sempre em conformidade com as exigências da FIA,” declarou a equipe.
Expectativas para a corrida
O GP de Singapura promete ser uma corrida emocionante, com o piloto George Russell da Mercedes conquistando a pole position, seguido por Max Verstappen da Red Bull Racing e Oscar Piastri da McLaren.
Bortoleto, apesar de sua penalização, se destacou ao enfrentar uma bandeira amarela durante sua volta rápida, o que o impediu de avançar ao Q2. A corrida está programada para acontecer neste domingo (05), às 9h (horário de Brasília), no circuito urbano de Marina Bay, e promete ser um espetáculo para os fãs de automobilismo.