A Universidade Federal do Piauí (UFPI) defendeu a alimentação como direito humano e instrumento de permanência estudantil no XXIV Encontro Norte-Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), realizado de 1º a 3 de outubro, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Representando a UFPI, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Emídio Matos, participou do painel “Políticas de Alimentação Estudantil nos Restaurantes Universitários – Sustentabilidade e Gestão”. Ele apresentou experiências da UFPI que associam o funcionamento dos RUs à sustentabilidade e ao Projeto Rede de Saberes Agroecológicos.
“O intercâmbio entre as Pró-reitorias fortalece a assistência estudantil. Compartilhar a gestão dos RUs e iniciativas como a Rede de Saberes Agroecológicos significa construir soluções para garantir o direito à alimentação adequada”, afirmou.
A participação da UFPI também incluiu discussões sobre a regulamentação do novo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Grupo de Trabalho ANDIFES-MDS. A presença da equipe da PRAEC reforçou o compromisso da instituição em consolidar políticas de inclusão, inovação e sustentabilidade no âmbito universitário.
Da Redação