A Toyota confirmou que o Yaris Cross contará com um motor 1.5 híbrido flex de injeção direta, diferente do 1.8 híbrido usado no Corolla e Corolla Cross. Segundo o presidente da montadora, a fabricante avalia opções de produção do motor em outros países, buscando alternativas fora do Brasil.
Produção do motor híbrido flex para Yaris Cross
De acordo com Hiroshi Maggio, presidente da Toyota no Brasil, a estrutura de fabricação desse novo motor será a última etapa na recuperação da montadora após os últimos desafios enfrentados. “A estrutura ferramental para produção do motor será fundamental nesse processo de retomada”, afirmou Maggio em entrevista.
Por ora, a Toyota avalia se irá produzir o motor em suas unidades no exterior, buscando otimizar custos e garantir a competitividade do modelo no mercado brasileiro. A decisão reforça o compromisso da empresa em oferecer veículos com tecnologias híbridas mais acessíveis.
Impacto na linha de veículos híbridos
O motor 1.5 híbrido flex promete ampliar o portfólio de veículos híbridos da Toyota, além de aumentar a eficiência energética no segmento de SUVs compactos. A iniciativa faz parte do plano da montadora de ampliar a sua presença no mercado de veículos eletrificados.
“A produção desse motor no exterior permitirá maior flexibilidade de oferta e ajudará na estratégia de crescimento do segmento híbrido no Brasil”, explicou Maggio. Ainda não há previsão de início da produção em escala comercial, mas a marca projeta o lançamento do Yaris Cross equipado com esse motor para 2025.
Repercussões e próximos passos
A avaliação da Toyota sobre alternativas internacionais para a fabricação do motor é uma estratégia que visa garantir a continuidade da linha híbrida em cenário de recuperação econômica e instabilidade global. A companhia também trabalha para ampliar seu processo de eletrificação no país.
Para mais detalhes sobre os planos da Toyota para o Brasil, acesse o site do G1.