Brasil, 3 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Toyota anuncia retomada gradual da produção no Brasil a partir de novembro

A partir de 3 de novembro, Toyota recomeça a fabricação de veículos nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo, após paralisação.

A Toyota do Brasil comunicou nesta sexta-feira (3) que irá retomar, gradualmente, a produção de veículos em suas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambos em São Paulo, a partir de 3 de novembro. A terceira unidade, em Porto Feliz, onde eram fabricados motores, ainda não tem previsão de reabertura.

Retorno às fábricas de Sorocaba e Indaiatuba

As duas plantas paulistas estavam com a produção suspensa desde 22 de setembro, quando um vendaval causou destruição parcial na fábrica de Porto Feliz, provocando a paralisação de toda a operação da montadora no país. Segundo a Toyota, a retomada acontecerá inicialmente com a produção de versões híbridas do Corolla e Corolla Cross, destinadas ao mercado doméstico e à exportação.

Produção híbrida e planos futuros

De acordo com a montadora, a produção de veículos híbridos de janeiro a dezembro de 2026 deverá recuperar o volume de unidades não produzidas entre 23 de setembro e 31 de outubro. “A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior”, afirmou a Toyota, em comunicado.

Após o retorno às fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos funcionários de Porto Feliz. Trabalhadores de Sorocaba e Indaiatuba devem retornar ao trabalho no dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais, informou a montadora.

Perspectivas para a produção de veículos convencionais

A Toyota explicou que somente em janeiro de 2026 terá início a produção de veículos com motores convencionais na fábrica brasileira, incluindo os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch, este último exclusivo para exportação. Ainda não há previsão de lançamento do novo Yaris Cross no mercado brasileiro.

Impactos e recuperação

A retomada das atividades é vista como um sinal positivo para o setor automotivo no Brasil, que busca se recuperar dos impactos causados pelas condições climáticas adversas. A produção de modelos híbridos, prioritariamente, busca atender à crescente demanda por veículos mais sustentáveis, tanto no país quanto no exterior.

Para mais detalhes, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes