Brasil, 3 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Novo episódio do Rádio Decidendi debate uso de simulacro de arma de fogo em roubo

Podcast do STJ analisa entendimento do Tribunal sobre simulacro de arma e suas implicações no crime de roubo

Já está disponível o novo episódio do Rádio Decidendi, podcast produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac).

Decisão do STJ sobre simulacro de arma e grave ameaça no roubo

No episódio, o jornalista Thiago Gomide conversa com o procurador do Ministério Público de Minas Gerais, André Ubaldino, sobre o Tema 1.171 dos recursos repetitivos. A Terceira Seção do STJ estabeleceu que o uso de simulacro de arma de fogo, como uma arma de brinquedo, configura grave ameaça no crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal.

A decisão também apontou que, nesses casos, não é possível substituir a pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos. Segundo o procurador, essa interpretação reforça a gravidade das ações com armas de brinquedo que simulam armas reais.

Sobre o podcast Rádio Decidendi

O Rádio Decidendi promove entrevistas e debates abordando temas relacionados aos recursos repetitivos e ao sistema de precedentes do STJ. O programa é exibido na programação da Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) às segundas-feiras, às 21h30, e aos sábados e domingos, às 8h30.

O novo episódio já está disponível na Spotify e em outras plataformas de áudio, oferecendo aos ouvintes uma análise aprofundada sobre decisões relevantes do Tribunal.

Para acessar a matéria completa, acesse o site oficial do STJ.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes