Com aplausos e gritos de “melhor do mundo”, Zico entrou no palco da feira Motiva Piauí, na noite desta quinta-feira (2), reverenciou o público e defendeu um futebol que se preocupa com o coletivo. Em sua palestra “O papel do líder: desafios e oportunidades”, o maior ídolo do Flamengo criticou o individualismo, falou sobre seus líderes e destacou que nas derrotas também se tiram lições.
Para o público que lotou o Centro de Convenções de Teresina, no maior evento de atacadistas e distribuidores do Piauí, Zico disse que o líder é uma pessoa que inspira, é referência, orienta, sabe ouvir, pensa no coletivo e se sente responsável.
O ex-jogador citou três tipos de líderes: o técnico, que usa tática, pensa em posicionamento e estratégias; o paternal, que orienta para a vida e cuida do lado emocional; e o motivacional. “Este último é o que não deixa você desistir de nada em nenhum momento”, disse Zico, citando como uma de suas referências o técnico da seleção brasileira, Telê Santana.
Zico falou sobre sua paixão pelo Flamengo, contou como quase desistiu de jogar futebol e citou como líderes inspiradores como Paulo César Carpegiani, Telê Santana, Edu Coimbra, Sócrates, Luiz Carlos, dentre outros.
Na palestra, o ex-jogador mostrou vídeos raros de seu arquivo pessoal e destacou a Copa do Mundo da Espanha de 1982 como exemplo de derrota que gerou oportunidades. Para ele, qualquer profissional precisa pensar no coletivo. “O ‘nós’ é sempre mais importante do que o ‘eu’. Não pode ter vaidade e pensar só na gente”, afirmou.
Zico lembrou que, em sua época, a concentração reunia cinco ou seis jogadores em um único quarto e agora é tudo individualizado. “Vão no ônibus e não se conversa mais com ninguém, e isso acaba se tornando uma coisa preocupante para a garotada, que pensa que o lado individual está acima do coletivo”, disse, ao comentar também sobre seu trabalho na escola de futebol, criada em 1995.

Motiva Piauí 2025
O Motiva Piauí 2025 continua nesta sexta-feira, no Centro de Convenções. Cerca de 60 marcas participam do evento, realizado pela Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (APAD) e apoiado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.
O evento é voltado principalmente para comerciantes atendidos por atacadistas e distribuidores, mas qualquer empreendedor que possua CNPJ pode participar gratuitamente, desde que faça inscrição pelo site oficial www.motivapiaui.com.br. A quinta edição do Motiva Piauí acontece das 14h às 22h.
Programação desta sexta-feira – dia 3 de outubro
12h – Credenciamento
13h – Abertura da feira
14h – Painel Jurídico: Planejamento patrimonial e aspectos relevantes da reforma tributária (Alex Noronha)
15h – Painel NR-01 em foco: Visões da saúde e do direito para um ambiente de trabalho seguro (Betina Costa)
18h – Palestra: Varejo Experience – Inteligência emocional em vendas (Gilclér Regina)
20h – Atração musical
Com informações da Ascom