Amanhã, dia 5 de outubro, será realizada a primeira fase do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Os candidatos devem aproveitar o sábado para revisar o conteúdo e garantir uma boa preparação para a prova objetiva, que acontece neste domingo em todo o país.
Simulados para a reta final do CNU 2025
Para ajudar na revisão, o GLOBO publicou cinco simulados elaborados pelo Gran Concursos. Entre eles, estão questões comuns às provas de Nível Intermediário e Conhecimentos Gerais, além de questões específicas de cada bloco de Nível Superior.
Revisão final com simulados específicos
Nível Superior (Blocos 1 a 7)
- Simulado Conhecimentos Gerais: Confira 20 questões
Nível Intermediário (Blocos 8 e 9)
- Simulado Realidade Brasileira: Faça 15 questões
- Simulado Português: Confira 15 questões
- Simulado Direito: Faça 14 questões
- Simulado Matemática: Confira 15 questões
Formato das questões no domingo
Nível Intermediário
Os candidatos dos blocos 8 e 9 responderão a 68 questões de múltipla escolha. Serão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 11 de Direito, 13 de Matemática e, para os candidatos do Bloco 8 (Saúde), mais 24 questões específicas, assim como para o Bloco 9 (Regulação).
Nível Superior
Para os candidatos dos blocos 1 a 7, serão 90 questões de múltipla escolha, distribuídas em 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos. Para passar, é necessário acertar pelo menos 36 questões (40%). A pontuação final de cada candidato leva em conta pesos diferentes para os eixos temáticos de acordo com o cargo pretendido.
Locais, horários e documentos essenciais
A prova será realizada em 228 cidades às 13h, com duração de até 5 horas para nível superior e 3h30 para nível intermediário. Para acessar o local de prova, o candidato deve consultar o site da banca organizadora, usando suas informações do gov.br para fazer login e emitir o cartão de confirmação, que traz detalhes como o horário, local e documentos obrigatórios.
Documentos obrigatórios
- Documento de identificação com foto original (carteira de identidade, CNH, passaporte, etc.)
- Comprovante de inscrição
- Caneta de tinta azul ou preta em material transparente
Recomenda-se levar também o cartão de confirmação, embora sua apresentação não seja obrigatória, conforme o Ministério da Gestão. Caso haja problemas com o documento, o candidato pode solicitar correção na página da banca.
Outras orientações importantes
- Não é permitido portar aparelhos eletrônicos, relógios, chapéus, bonés, óculos escuros, ou materiais de uso não autorizado.
- Pessoas com necessidades especiais ou portadoras de equipamentos médicos específicos devem comunicar à organização com antecedência.
- Para candidatos com impossibilidade de apresentar o documento por perda ou roubo, é necessário um documento atestando a ocorrência, expedido em até 10 dias antes da prova.
Calendário e etapas do concurso
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
- Resultado da prova objetiva e convocação para a discursiva: 12 de novembro de 2025
- Envio de títulos: de 13 a 19 de novembro de 2025
- Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
- Resultado da segunda fase: 30 de janeiro de 2026
Para mais detalhes, acesse o edital completo do CNU 2025.