Brasil, 2 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula inaugura creche em Breves após obras paralisadas por anos

O presidente Lula e o ministro da Educação inauguram creche em Breves, momentos antes da COP30 em Belém, destacando investimentos na educação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, realizarão nesta quinta-feira (2) a inauguração da creche Afonso Brito, situada em Breves, na Ilha de Marajó, no Pará. Esta creche, cuja construção teve início em 2011, ficou paralisada por anos, junto com mais de 100 obras na região, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).

A importância da educação no programa do governo

A agenda presidencial, com início previsto para as 10h, será o primeiro compromisso de Lula na região. A inauguração da creche simboliza um passo importante para o governo no que se refere ao investimento em educação, especialmente em áreas remotas que historicamente tiveram dificuldades no acesso a serviços básicos. Após a cerimônia de inauguração, o presidente seguirá para a orla de Breves, onde participará da entrega de outras obras na área educacional, todas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão federal vinculado ao MEC.

Essa iniciativa reflete a prioridade que a atual administração está dando à educação como um vetor de desenvolvimento social e econômico, especialmente em regiões com alta vulnerabilidade. Com a reinauguração da creche, cerca de 300 crianças a partir de 0 a 5 anos de idade terão acesso a um ambiente educativo estruturado, vital para seu desenvolvimento inicial.

Compromissos em Belém e a COP30

Após os compromissos em Marajó, Lula partirá para Belém, onde irá visitar obras que preveem melhorias na infraestrutura da capital paraense, preparando-se para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorrerá no próximo mês. Às 16h30, o presidente irá inspecionar o Porto Futuro II, um complexo de cultura e lazer que está em fase final de construção e que promete ser um importante ponto de encontro para a população e visitantes.

Nesse local, o presidente também visitará o Museu das Amazônias, um espaço dedicado à valorização da ciência e tecnologia da região, que contará com a exposição “Amazônia”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, falecido em maio deste ano. A escolha deste espaço mostra a intenção do governo em conectar educação, cultura e meio ambiente, temas que serão debatidos na COP30.

Perspectivas de desenvolvimento e sustentabilidade

Além disso, Lula visitará as obras do Centro Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, que visam promover a sustentabilidade e inovação, gerando novas oportunidades de bionegócios na região. O investimento em infraestrutura e educação não só visa melhorar a qualidade de vida da população, mas também engajar a Amazônia no movimento global pela sustentabilidade.

Na sexta-feira (3), o presidente terá uma manhã de compromissos que incluirá a visita às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Em seguida, ele irá para o Parque da Cidade, que será a sede dos eventos da COP30. À tarde, a partir das 13h30, Lula e autoridades locais participarão do anúncio de novos investimentos em drenagem, seguido da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.

Após esse intenso cronograma em Belém, a comitiva presidencial deverá retornar a Brasília. As obras e inaugurações realizadas nestes dias atendem não somente à necessidade imediata da população, mas também às metas de desenvolvimento sustentável pactuadas globalmente.

A visita de Lula ao Pará marca um momento crucial na construção de uma agenda voltada para a inclusão social e para a responsabilidade climática, unindo a educação e a sustentabilidade como pilares para um futuro melhor para as próximas gerações.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes