Durante o mês de outubro, a Igreja Católica dedica uma atenção especial aos anjos da guarda, considerados instrumentos de providência que protegem seus protegidos de danos graves e os auxiliam no caminho da salvação. Segundo a doutrina, cada fiel possui seu próprio anjo da guarda desde o nascimento.
Ensino da Igreja sobre os anjos da guarda
O Catecismo da Igreja Católica afirma que “desde o início até a morte, a vida humana é cercada pelo cuidado vigilante de seus anjos e pela intercessão deles” (nº 336). A tradição cristã reforça a ideia de que cada pessoa tem seu guardião celestial que acompanha e protege ao longo da vida terrena.
Pensamentos dos santos sobre os anjos da guarda
Santo João Vianney
“Nossos anjos da guarda são nossos amigos mais fiéis, pois estão conosco dia e noite, sempre e em toda parte. Devemos invocá-los frequentemente.”
Santo João Bosco
“Quando tentado, invoque seu anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado. Ignore o diabo e não tenha medo dele; ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda.”
Santo Jerônimo
“Quão grande é a dignidade das almas, que cada uma delas recebe um anjo para protegê-la desde o nascimento.”
Santa Teresa de Lisieux
“Meu Santo Anjo da Guarda, cubra-me com sua asa. Com seu fogo, ilumine o caminho que estou trilhando. Venha, direcione meus passos… ajude-me, eu te chamo. Só por hoje.”
Santo Basílio Magno
“Ao lado de cada crente está um anjo como protetor e pastor, guiando-o para a vida.”
Santo Bernardo de Clairvaux
(continua abaixo)
Inscreva-se em nossa newsletter diária
“Devemos demonstrar afeto pelos anjos, pois um dia eles serão nossos co-herdeiros, assim como aqui na Terra são nossos guardiões e fiadores, nomeados e colocados sobre nós pelo Pai.”
Santo Francisco de Sales
“Familiarize-se com os anjos e os veja frequentemente em espírito. Sem serem vistos, eles estão presentes com você.”
Santo Josemaría Escrivá
“Se você se lembrasse da presença do seu anjo e dos anjos do seu próximo, evitaria muitas das coisas tolas que escorregam em suas conversas.”
Santo João Cassiano
“Querubins significam conhecimento em abundância. Eles oferecem uma proteção eterna àquilo que apazigua a Deus, ou seja, a calmaria do seu coração, e lançarão uma sombra de proteção contra todos os ataques dos espíritos malignos.”
Esta reportagem foi publicada originalmente em 2 de outubro de 2022 e atualizada.