Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que cerca de 20% das indústrias brasileiras que atualmente não utilizam a cabotagem — transporte marítimo entre portos nacionais — lançariam mão dessa modalidade logística se as condições fossem adequadas. O estudo entrevistou 195 empresas e revela potencial de ampliação nesse setor, que responde por uma parcela significativa da matriz de transportes do país.
Baixa utilização e potencial de crescimento da cabotagem no Brasil
Segundo a pesquisa, somente 29% das indústrias que participaram do levantamento atualmente usam a cabotagem para escoar suas cargas. A maior parte dessas empresas cita como principais motivos a redução de custos (79%) e a maior segurança no transporte (21%).
O Brasil, que possui uma das maiores costas marítimas do mundo, movimenta aproximadamente 11% de sua carga por meio da cabotagem, concentrada principalmente na logística de petróleo e combustíveis, que responde por 75% desse transporte interno, segundo dados da CNI. A entidade avalia que há amplo espaço para ampliar o uso dessa modal, que apresenta custos mais baixos do que o transporte rodoviário e oferece maior segurança contra roubos e desvios de carga.
Desafios para ampliar o uso da cabotagem
Entre as indústrias que não utilizam a cabotagem, a maior barreira apontada (45%) é a incompatibilidade geográfica. A pesquisa também destacou dificuldades como a indisponibilidade de rotas (39%), maior tempo de trânsito (15%) e a distância entre a origem do transporte e o porto (15%).
Apesar dos obstáculos, a CNI acredita que um maior equilíbrio na matriz de transportes do país poderia reduzir em até 13% o custo logístico das empresas, contribuindo para maior competitividade dos produtos brasileiros no mercado interno e externo. “O potencial de crescimento da cabotagem no Brasil é evidente, especialmente com melhorias na infraestrutura e na regulamentação”, analisa a entidade.
Iniciativas governamentais e perspectivas futuras
Em julho, o governo federal publicou um decreto que regulamenta o programa “BR do Mar”, lançado em 2022 para incentivar a cabotagem. Essa iniciativa visa ampliar as operações marítimas de cargas e ampliar o uso dessa modalidade na logística nacional.
Segundo especialista, melhorias na infraestrutura portuária, facilidades na contratação de linhas de navegação e incentivos fiscais poderiam impulsionar o setor e contribuir para uma matriz de transportes mais eficiente e sustentável.
Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse o fonte original do Globo.