Brasil, 1 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Receita Federal tem 1,3 milhão de declarações do IRPF na malha fina

Mais de 66% das declarações retidas foram corrigidas pelos próprios contribuintes, aponta a Receita Federal

A Receita Federal informou nesta quarta-feira (1º/10) que cerca de 1,3 milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 ainda permanecem na malha fiscal. Das 3,9 milhões inicialmente retidas, mais de 66% tiveram correções feitas pelos próprios contribuintes, destacando a importância do acesso às orientações fiscais para a regularização.

Atualizações na malha fiscal do IRPF

Entre as declarações retidas na malha fina, 69,2% (894.580) são de contribuintes com imposto a restituir, enquanto 27,9% (360.018) referem-se a contribuintes com imposto a pagar. Outros 2,9% (37.759) têm saldo zero, ou seja, não há valores a pagar nem a restituir. Desde o início do prazo de entrega, que começou em 17 de março e vai até 23 de setembro, o Fisco recebeu mais de 45,6 milhões de declarações.

Razões de retenção em malha faturada em 2025

Segundo a Receita, os principais motivos que levaram à retenção das declarações incluem:

  1. Deduções de despesas médicas (32,6%)
  2. Omissão de rendimentos (30,8%), incluindo rendimentos não declarados pelos titulares ou dependentes
  3. Deduções diversas, exceto despesas médicas (16%)
  4. Diferenças no Imposto Retido na Fonte (15,1%), decorrentes de divergências entre valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras na Dirf

A Receita destacou que a possibilidade de acesso às informações fiscais e orientações precisa navegar na conformidade foi fundamental para incentivar contribuintes a corrigirem seus débitos.

Perspectivas e ações futuras

Em nota, o órgão revelou que irá ampliar os esforços de orientação e autorregularização, além de editar a versão 2025 do Projeto Cartas, uma iniciativa institucional que busca promover a conformidade tributária por meio de mensagens orientadoras aos contribuintes.

Segundo a Receita, a iniciativa visa facilitar a regularização espontânea das declarações e reduzir o número de contribuintes na malha fina, contribuindo para a arrecadação e maior justiça fiscal.

Para mais informações e orientações, os contribuintes podem consultar a fonte oficial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes