O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) que acredita na aprovação, pela Câmara e pelo Senado, do projeto que amplia a isenção do imposto de renda no Brasil. Lula destacou que o país ainda não realizou reajustes na tabela do IR há anos e considerou a medida um avanço importante para a justiça tributária.
Primeiro passo para justiça tributária
Durante suas declarações, Lula ressaltou que o desconto no imposto de renda representa um importante avanço. “Nem reajuste da tabela do imposto de renda saiu nesse país. Então, eu acho que é um primeiro passo extraordinário, uma conquista”, afirmou o presidente. Ele ainda garantiu que espera que a proposta seja aprovada pelo Congresso.
Confiança na tramitação do projeto
Lula manifestou confiança de que a Câmara e o Senado irão aprovar a medida, ressaltando que o projeto é considerado uma forma de “fazer novas lutas” por justiça social no Brasil. “Estou convencido que a Câmara vai aprovar, estou convencido que o Senado vai aprovar e vocês encontraram um outro jeito ou mais um jeito de fazer novas lutas aqui nesse país”, declarou.
Contexto político e impacto social
O projeto de ampliação da isenção do imposto de renda é visto por especialistas como uma medida que beneficiará principalmente as classes de menor renda. A expectativa é de que essa mudança possa aliviar o peso tributário sobre milhares de brasileiros, promovendo maior equidade fiscal.
Segundo análise de economistas, a iniciativa também pode gerar um impacto positivo na economia, ao aumentar a renda disponível para consumidores de baixa renda e estimular o consumo interno. A tramitação do projeto ocorre em um momento de busca por melhorias na distribuição de renda no país.
Para mais informações, acesse o fonte original.