A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (1º/10) que o governo federal deverá convocar parte do cadastro reserva de aprovados em concursos públicos. A expectativa é de chamadas em órgãos como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e agências reguladoras, com prazos variáveis.
Durante entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra explicou que a convocação dependerá do timing, ou seja, de fatores como o número de candidatos aprovados e a necessidade de cada órgão.
Convocações e prazos na mira do governo
“Em geral, a gente deve chamar o cadastro reserva praticamente de todas as áreas”, afirmou Esther Dweck. Ela acrescentou que alguns órgãos poderão ter processos de convocação mais rápidos, enquanto outros precisarão esperar um pouco mais, dependendo do quantitativo de aprovados no concurso.
Segundo a ministra, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já tem na mira órgãos como o Inpi, que deve chamar uma parte dos candidatos do cadastro reserva em breve. A previsão é de que as agências reguladoras também realizem chamadas próximas ao início do próximo ano.
Câmara prepara novo concurso com vagas e etapas
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido por ser o “Enem dos Concursos”, acontecerá no próximo domingo (5/10). Aproximadamente 761 mil candidatos estão inscritos para as provas, que serão realizadas em 228 cidades.
O primeiro dia de provas consistirá apenas na aplicação das avaliações objetivas. Os participantes inscritos realizarão as provas simultaneamente. No segundo dia, marcado para 7 de dezembro, serão aplicadas as provas discursivas, exclusivas para quem foi aprovado na primeira fase e convocado para a segunda etapa.
Serão ofertadas 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 destinadas ao provimento no curto prazo após homologação dos resultados.
Os cargos estão agrupados em nove blocos temáticos, com edital unificado. Apesar disso, a sistemática de inscrição permite ao candidato definir lista de preferência dentro do mesmo bloco. Os salários variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil, dependendo do cargo e da carga horária.