Brasil, 1 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Europeus provocaram Trump com grito durante Ryder Cup

Jogadores europeus e torcedores brincaram com o presidente Donald Trump ao chama-lo durante a cerimônia da Ryder Cup em Bethpage, Nova York

Na vitória consecutiva de Team Europa na Ryder Cup, no domingo, os europeus aproveitaram para provocar o ex-presidente Donald Trump, que esteve presente no evento. Após o triunfo, os jogadores e torcedores fizeram uma gravação com gritos de provocação ao presidente, chamando-o durante a entrega do troféu, enquanto cantavam “Europe’s on fire, USA is terrified”, ao som de uma música dançante dos anos 1990.

Provocações e reações durante o evento de golfe

O momento gerou repercussão, pois alguns torcedores e jornalistas apontaram comportamentos inadequados de parte do público americano, que entre gritos e provocações, passaram dos limites da diversão esportiva. Heather McMahan, uma das emcheas responsáveis pelo evento, pediu desculpas após participar de um coro com palavras de baixo calão contra o jogador Rory McIlroy, da equipe europeia. McMahan se entregou ao erro e pediu desculpas.

O atleta Rory McIlroy, por sua parte, também foi alvo de provocação por parte dos torcedores ao longo do final de semana, chegando a pedir que os fãs “calem a boca” enquanto se preparava para um golpe. Alguns espectadores chegaram a ser retirados do local por comportamento inadequado, fortalecendo o clima de hostilidade no evento.

Reação de Trump às provocações

Apesar das provocações, Donald Trump respondeu de forma breve às provocações feitas pelos europeus e suas provocações. Ele compartilhou o vídeo das provocações em sua rede social Truth Social, escrevendo apenas: “Sim, estou assistindo. Parabéns!”. A atitude do ex-presidente foi vista como uma resposta direta às brincadeiras feitas pelos torcedores europeus, que questionaram se ele estava acompanhando a cerimônia.

Repercussões e clima de rivalidade

O clima acirrado se estendeu para a volta dos europeus a casa, com vídeos mostrando os jogadores e torcedores cantando em tom de provocação, na volta ao país: “Europe’s on fire, USA is terrified”. Alguns relatos indicam que a atitude dos torcedores ultrapassou os limites do esporte, com comportamentos considerados boçais por parte de alguns presentes.

O incidente reforça as tensões que, muitas vezes, marcam eventos esportivos de grande porte, especialmente quando figuras públicas como Trump estão presentes. Ainda assim, o estilo de provocações foi levado numa boa por ele, que respondeu de forma curta e direta, sem entrar em polêmicas maiores.

O Ryder Cup é tradição no golfe mundial, mas, este ano, ficou marcado também pelos embates entre atletas e torcedores, além da participação de Trump, que recebeu as provocações com bom humor típico. A situação demonstra como disputas esportivas podem refletir aspectos mais amplos do comportamento social.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes