Brasil, 1 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Catalisa Gov avança para segunda fase em Teresina com foco nas demandas da população

Programa de inovação aberta promove diálogos entre governo, startups e cidadãos para melhorar os serviços públicos em Teresina

O Catalisa Gov, programa nacional que incentiva a inovação aberta no setor público, entrou na sua segunda fase em Teresina, capital do Piauí. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae-PI, o projeto busca melhorar a gestão pública por meio do envolvimento de startups e cidadãos.

Foco nas demandas da população

Com mais de 900 mil habitantes, Teresina é a cidade mais populosa do Piauí. Neste momento, o programa intensifica o mapeamento dos desafios enfrentados pela gestão municipal e também pelas comunidades locais. “Nós pretendemos ir além da operação da Prefeitura e entender as necessidades reais da população”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Pereira.

Oficinas de mapeamento e priorização de desafios

Nesta fase, estão sendo realizadas oficinas de Mapeamento e Priorização de Desafios Públicos. Nessas reuniões, gestores, coordenadores e servidores de diferentes secretarias identificam os principais obstáculos do cotidiano da administração pública de Teresina.

As ações já aconteceram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Limpeza Pública e na Secretaria de Administração, além de outras áreas. Em breve, serão realizadas novas oficinas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte, ampliando o diálogo entre diferentes setores da gestão municipal.

Próximos passos: inovação e impacto na gestão pública

Após o mapeamento, os desafios identificados serão publicados em editais de chamamento público. Empresas e startups poderão apresentar propostas de soluções inovadoras, que passarão por testes por meio dos Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI). Dessa forma, a cidade de Teresina espera obter serviços públicos mais eficientes e com maior impacto social, beneficiando toda a população.

Segundo representantes da Secti, o programa busca reforçar a parceria entre o poder público, empreendedorismo e inovação social, promovendo uma gestão mais democrática e eficiente, capaz de atender às necessidades dos cidadãos de forma mais responsiva.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes