O Catalisa Gov, programa nacional que incentiva a inovação aberta no setor público, entrou na sua segunda fase em Teresina, capital do Piauí. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae-PI, o projeto busca melhorar a gestão pública por meio do envolvimento de startups e cidadãos.
Foco nas demandas da população
Com mais de 900 mil habitantes, Teresina é a cidade mais populosa do Piauí. Neste momento, o programa intensifica o mapeamento dos desafios enfrentados pela gestão municipal e também pelas comunidades locais. “Nós pretendemos ir além da operação da Prefeitura e entender as necessidades reais da população”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Pereira.
Oficinas de mapeamento e priorização de desafios
Nesta fase, estão sendo realizadas oficinas de Mapeamento e Priorização de Desafios Públicos. Nessas reuniões, gestores, coordenadores e servidores de diferentes secretarias identificam os principais obstáculos do cotidiano da administração pública de Teresina.
As ações já aconteceram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Limpeza Pública e na Secretaria de Administração, além de outras áreas. Em breve, serão realizadas novas oficinas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte, ampliando o diálogo entre diferentes setores da gestão municipal.
Próximos passos: inovação e impacto na gestão pública
Após o mapeamento, os desafios identificados serão publicados em editais de chamamento público. Empresas e startups poderão apresentar propostas de soluções inovadoras, que passarão por testes por meio dos Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI). Dessa forma, a cidade de Teresina espera obter serviços públicos mais eficientes e com maior impacto social, beneficiando toda a população.
Segundo representantes da Secti, o programa busca reforçar a parceria entre o poder público, empreendedorismo e inovação social, promovendo uma gestão mais democrática e eficiente, capaz de atender às necessidades dos cidadãos de forma mais responsiva.