Brasil, 1 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

9 frases que irritam seu terapeuta

Algumas palavras na terapia podem indicar resistência ou mal-entendidos, atrapalhando o processo de cura. Conheça as frases que mais incomodam os profissionais

Durante uma sessão de terapia, o que os clientes dizem pode facilitar ou dificultar o progresso. Algumas frases, em especial, têm o poder de irritar o terapeuta e atrasar o processo de autoconhecimento e cura.

Frases que mostram resistência ou autocrítica excessiva

Quando alguém passa 15 minutos se desculpando por estar na consulta, está gastando o tempo que poderia usar para explorar suas questões. “Eles sabem quanto tempo dura a sessão, e a desculpa só reforça uma crença de que não merecem estar ali”, explica Lauren Auer, terapeuta em Peoria, Illinois. Segundo ela, muitas vezes, essa postura revela questões de autoestima relacionadas à autoacusações ou à sensação de ser “muito” ou nunca suficiente.

Qualificativos que sabotarão o progresso

Auer também aponta para as palavras que diminuem o que o cliente tem a dizer, como “provavelmente idiota”. “São autoafirmações que bloqueiam o avanço”, ela afirma. Ela brinca que, para lidar com isso, costuma usar uma “spray invisível” para simbolicamente combater o autoengano, lembrando o cliente de que suas palavras têm peso e importância.

Criar vergonha ao demonstrar emoções

“Chorar não é algo a se envergonhar”, explica a terapeuta. Quando o cliente se sente mal por se emocionar, ela costuma dizer brincando: “Aqui não se permite chorar”, o que geralmente gera risos e ajuda a quebrar o ciclo de vergonha. “Mostrar emoções é um sinal de que o cliente se sente seguro e está no caminho da cura”, ela reforça.

Expectativas irreais sobre o tempo de cura

Outra frase que pode impactar negativamente a terapia é a de que o processo de cura deveria ser rápido ou linear. “As pessoas pensam que o tratamento é como curar um osso quebrado: uma progressão contínua até a recuperação”, observa Auer. Porém, ela explica que o caminho da cura é muitas vezes não linear, com avanços e retrocessos que fazem parte do processo de ser humano.

Fases de resistência comuns na terapia

Para a terapeuta, entender esses padrões ajuda a construir uma relação de confiança. “Ao ouvir essas frases, procuro abordar com empatia e esclarecer que todo sentimento e reação fazem parte do caminho de autoconhecimento”, afirma. Assim, o cliente se sente mais acolhido e menos julgado, favorecendo o avanço na terapia.

Para quem busca um progresso mais saudável na terapia, é importante estar atento às próprias palavras e a como elas podem influenciar o desenvolvimento do processo. Reconhecer esses comportamentos é o primeiro passo para uma experiência mais produtiva e libertadora.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes