Brasil, 30 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Conselho Nacional de Boxe suspende seis lutadores após briga

Após confusão no Spaten Fight Night, CNB pune Popó, Wanderlei e mais quatro lutadores com suspensões temporárias.

Na tarde desta terça-feira (30), o Conselho Nacional de Boxe (CNB) anunciou a suspensão de seis lutadores em decorrência de uma confusão generalizada que ocorreu após o combate entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva, no último domingo (28), durante o Spaten Fight Night, realizado em São Paulo.

Além dos protagonistas da luta, outros quatro atletas também foram punidos. A lista inclui:

Iago Freitas
Luis Claudio Freitas
Lucas Silva
André “Dida” Amado

A divulgação da punição foi feita por meio da conta oficial do CNB no Instagram, que possui mais de 18 mil seguidores. A duração exata das suspensões ainda não foi definida, sendo aguardada uma atualização da entidade sobre o tema.

“O Conselho Nacional De Boxe – CNB informa que, após apuração dos fatos ocorridos no evento Spaten Fight Night – 2ª Edição, foram aplicadas suspensões aos seguintes licenciados:

– Acelino Freitas
– Iago Freitas
– Luis Claudio Freitas
– Lucas Silva
– André Amado
– Wanderlei Silva

Outros envolvidos, que não são atletas ou segundos licenciados, não podem ser formalmente punidos pelo CNB. Contudo, será recomendada a proibição de sua entrada em eventos sancionados pelo Conselho Nacional de Boxe, por prazo a ser definido.

Além disso, todas as entidades parceiras do CNB serão notificadas para que as sanções tenham validade também no âmbito de outros esportes de combate, seja para atuação profissional ou até mesmo como público em competições.”

Entenda a confusão entre os lutadores

A tensão entre Acelino Freitas e Wanderlei Silva começou muito antes do combate. A pesagem programada causou desentendimentos, uma vez que Popó pesa cerca de 20 quilos a menos do que Wanderlei, que é um atleta oriundo do MMA.

No evento de apresentação, as discussões se intensificaram, com ambos os lutadores trocando provocações sobre a diferença de tamanho. Durante a luta, Popó mostrou um domínio técnico notável, mas o rival, Wanderlei, acabou cometendo faltas reiteradas ao realizar cabeçadas. O combate foi interrompido no quarto round, resultando na desqualificação de Wanderlei após a terceira infração cometida.

Essa confusão levanta questões importantes sobre o comportamento dentro e fora do ringue, principalmente no contexto do boxe, que já passou por várias reformas e mudanças nas diretrizes de conduta. As penalizações impostas pelo CNB não apenas afetam diretamente os lutadores suspensos, mas também têm repercussões na comunidade do boxe como um todo, refletindo na imagem e credibilidade da modalidade diante do público.

Vale ressaltar que as suspensões também têm um papel educativo, servindo como um alerta sobre a importância do respeito às regras e à integridade dos atletas, seja em competições ou durante eventos de entretenimento esportivo.

Em uma declaração recente, o CNB enfatizou que está comprometido em manter a ética e a integridade do esporte, adotando medidas necessárias para que incidentes como este não voltem a ocorrer no futuro. A determinação em punir não apenas os atletas, mas também aqueles que apoiam e incentivam comportamentos inadequados, demonstra um esforço contínuo em melhorar o ambiente do boxe profissional no Brasil.

A expectativa agora é que as decisões do CNB e as possíveis sanções a outros envolvidos inspirem mudanças significativas na cultura do boxe, promovendo um espírito esportivo mais positivo e saudável.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes