Brasil, 30 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

CNU 2025: datas, vagas e dicas de inscrição

Segundo o edital, o Concurso Nacional Unificado (CNU) oferece mais de 3.600 vagas com provas em 228 cidades no país.

Nesta semana, os candidatos devem ficar atentos às datas do CNU 2025, cujo inscrição e realização das provas estão marcadas para o próximo domingo, dia 5 de outubro. A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) reúne 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, com provas em 228 cidades do Brasil.

Como será a prova e dicas para “chutar” de forma estratégica

As provas objetivas, que serão realizadas no domingo, terão questões de conhecimentos gerais e específicos, além de perguntas relacionadas ao bloco temático escolhido pelo candidato. Diferentemente de outros concursos, o CNU permite que o participante responda às questões de forma livre, sem penalização por erros ou “chutes”.

Segundo Eduardo Cambuy, professor da Gran Concursos, essa característica favorece a estratégia de responder todas as questões, mesmo quem não tiver certeza da resposta. “Deixe as questões mais difíceis para o final, revise as respostas que sabe e analise alguma padronagem antes de chutar”, recomenda.

Detalhes das provas e inscrições

A prova objetiva acontecerá das 13h às 18h, no dia 5 de outubro. Ela será composta por 90 questões para nível superior e 68 para nível intermediário, com cinco alternativas cada. Já a prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, para os aprovados na primeira fase, com redações específicas de acordo com o cargo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial até o dia 5 de outubro. É importante consultar o edital completo e verificar os locais de prova com antecedência, assim como os requisitos de cada cargo e os salários, que variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil.

Diversidade, cotas e ações afirmativas

O edital do CNU apresenta regras mais rigorosas para reserva de vagas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência. A distribuição de cotas ficou assim: 25% para negros, 3% indígenas, 2% quilombolas e 5% PcD. Além disso, uma ação afirmativa inédita garante maior participação feminina na segunda fase, caso o percentual de candidatas aprovadas seja menor que 50%.

O Ministério da Gestão e Inovação reforça o compromisso com a inclusão social e a equidade no acesso às carreiras públicas. O cronograma oficial prevê a publicação da lista de classificados em janeiro de 2026.

Para conferir o edital completo e obter mais informações, acesse este link.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes