Brasil, 1 de outubro de 2025
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CEO da Ford aponta queda nas vendas de elétricos devido a políticas de Trump

Jim Farley acredita que a procura por veículos elétricos nos EUA pode cair pela metade devido ao fim de incentivos e mudanças regulatórias.

O CEO da Ford, Jim Farley, alertou nesta semana que a demanda por carros elétricos nos Estados Unidos pode diminuir significativamente, chegando a representar apenas 5% do mercado, devido às políticas implementadas pelo governo de Donald Trump. A redução dos incentivos financeiros e a flexibilização das regras de emissão de poluentes estariam contribuindo para esse cenário.

Desafios para o mercado de elétricos nos EUA

Farley afirmou em uma conferência em Detroit que a volta do custeio de US$ 7.500 para a compra de veículos elétricos e as mudanças regulatórias podem reduzir drasticamente a fatia dos elétricos nas vendas. “Não me surpreenderia se as vendas de veículos elétricos caíssem para 5%”, declarou, reforçando que o mercado de veículos de emissão zero, que hoje representa cerca de 10%, tende a encolher à metade.

Impacto na indústria automobilística

A avaliação do executivo aponta para uma mudança rápida na dinâmica da indústria sob a administração Trump, com várias montadoras adiando seus planos de produção de veículos elétricos ou redirecionando investimentos para modelos híbridos e a combustão. A divisão de elétricos da Ford, Model-e, apresentou prejuízo de aproximadamente US$ 1,3 bilhão no segundo trimestre, e a expectativa é de perdas acumuladas de até US$ 5,5 bilhões em 2025.

Redução de investimentos e estratégias alternativas

De acordo com Farley, a Ford estaria considerando focar na produção de veículos híbridos, devido à sua maior flexibilidade de uso e menor necessidade de baterias. “Esses veículos parcialmente elétricos podem ser produzidos nas fábricas de baterias e montagem que já temos. Precisamos tomar decisões para não deixar as plantas ociosas”, explicou.

Capacidade de produção e cenário político

O CEO destacou que a capacidade instalada para veículos elétricos nas fábricas da Ford é maior do que o necessário, o que exige uma reavaliação de estratégia diante do impacto político atual. “Precisamos decidir o que fazer com todas essas plantas de baterias e de montagem, pois as mudanças políticas do governo Trump vão durar pelo menos um mandato”, afirmou.

Perspectivas futuras para a eletrificação

Apesar do cenário adverso, Farley enxerga oportunidades em híbridos de maior autonomia, como os plug-in, que requerem baterias maiores e podem ajudar a manter essas fábricas em operação. Ele reforçou que a automotiva está investindo na produção desses veículos híbridos e na adaptação das instalações industriais para essa nova realidade.

Para o executivo, a estratégia da Ford envolve produzir veículos que utilizem a capacidade instalada de suas fábricas de forma eficiente, mesmo com a redução no mercado de elétricos. “Vamos tomar as decisões certas para a empresa e evitar que essas fábricas fiquem paradas”, concluiu.

Fonte: O Globo

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