Brasil, 30 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Atlântica D’Or e Bradesco buscam expansão em cidades estratégicas

Analistas do BTG Pactual apontam municípios brasileiros com potencial de crescimento para a joint venture de hospitais entre a Atlântica D'Or e o Bradesco

A Atlântica D’Or, joint venture de hospitais formada pela Rede D’Or e o Bradesco, tem identificado mercados promissores para expansão, segundo cálculos do BTG Pactual. Os analistas do banco analisaram a rede de hospitais e as carteiras das operadoras de saúde dos grupos para identificar cidades com maior potencial de ganhos no curto prazo.

Principais regiões de oportunidade no Brasil

Embora o portfólio da Atlântica D’Or seja concentrado em São Paulo e no Rio de Janeiro, esses estados representam as melhores oportunidades de expansão. O relatório do BTG aponta que, apesar de leitores de alta tradição, ambos possuem um número relativamente baixo de beneficiários por leito privado, indicando uma oferta ainda insuficiente para a demanda dessas populações seguradas.

“Apesar de possuírem as redes de saúde mais desenvolvidas do Brasil, esses estados apresentam uma alta concentração de beneficiários por leito, o que sinaliza espaço para crescimento”, explica o relatório. Os analistas ressaltam, entretanto, que as futuras expansões não serão limitadas a esses mercados, apenas que terão prioridade maior.

Cidades estratégicas de expansão

O estudo do BTG também destaca que as operadoras de saúde do Bradesco e da SulAmérica concentram a maior parte de suas carteiras nesses dois estados, com 48% da clientela de ambos em São Paulo e 18% no Rio. Assim, cidades com alta concentração de beneficiários, grande população e ausência de hospitais da Atlântica D’Or se tornam pontos prioritários.

Para definir os caminhos mais promissores, o banco avaliou cidades com esses critérios: presença relevante de Bradesco Saúde e SulAmérica, grande massa populacional, alta concentração de beneficiários de planos de saúde e ausência de unidades da rede já existentes.

Cidades com potencial de crescimento

De acordo com o relatório, as principais apostas para expansão no estado de São Paulo englobam Santos, Sorocaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cotia, Diadema e Santana de Parnaíba. No Rio de Janeiro, as cidades apontadas são Volta Redonda, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Barra Mansa.

Operações e resultados atuais

Desde o lançamento em maio de 2024, a joint venture conta com cinco hospitais, sendo três em São Paulo (São Luiz Campinas, São Luiz Guarulhos e São Luiz Alphaville) e dois no Rio (Glória D’Or e Macaé D’Or), além de unidades em construção em Ribeirão Preto e Taubaté.

Segundo o BTG, cada nova unidade entra em operação já credenciada pelas operadoras Bradesco e SulAmérica, o que acelera a migração de pacientes para esses hospitais e pressiona operadoras menores a credenciarem seus ativos.

Influência na competição do setor

Essa estratégia tem favorecido as duas empresas, que concentram sua atuação na alavancagem operacional dos ativos. O banco analisa que, em Macaé, a participação de mercado da SulAmérica e do Bradesco cresceu de 27,5% no lançamento para 31,9% em julho de 2025. Em Campinas, por sua vez, a participação da Unimed vem diminuindo, enquanto SulAmérica e Bradesco aumentaram sua fatia de mercado, destacando os efeitos positivos da integração das unidades à joint venture.

“Na prática, essa abordagem tem inclinado a dinâmica competitiva a favor das duas empresas, ao mesmo tempo em que melhora a alavancagem operacional no nível dos ativos”, afirmou o relatório do BTG. Para saber mais detalhes sobre o estudo, acesse o link completo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes