Na manhã desta segunda-feira (29), usuários relataram dificuldades para utilizar o sistema de pagamentos instantâneos do Pix. Segundo o Banco Central, a instabilidade ocorreu por questões técnicas envolvendo o mecanismo de consulta às chaves, mas foi rapidamente solucionada pela autoridade monetária.
Problemas no sistema de consulta às chaves do Pix
De acordo com o Banco Central (BC), a instabilidade afetou o funcionamento do sistema de pagamentos em tempo real devido a problemas técnicos na consulta às chaves do Pix. A instituição afirmou que “atuou prontamente e a intercorrência já foi sanada”.
Sobre o Pix e sua importância no sistema financeiro
Implementado em 2020, o Pix é uma plataforma de pagamentos que funciona 24 horas por dia, disponível para brasileiros e estrangeiros residentes no país, incluindo pessoas físicas e jurídicas. Basta abrir uma conta em uma instituição financeira para utilizar o sistema.
Hoje, o Pix conta com aproximadamente 168 milhões de usuários e movimenta cerca de R$ 2,5 trilhões por mês. Segundo dados do Banco Central, o sistema é utilizado por aproximadamente 75% da população brasileira e responde por quase metade de todas as transações financeiras realizadas no país desde o ano passado, superando pagamentos com cartões de crédito e débito.
“O Pix consolidou-se como o principal método de transferência de recursos entre contas no Brasil, demonstrando sua importância na economia digital”, afirmou o Banco Central em nota oficial.
Para acompanhar as atualizações do sistema e receber informações em tempo real, os usuários podem seguir o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Mais detalhes sobre a instabilidade no sistema do Pix podem ser acessados neste link.