Brasil, 29 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governador Tarcísio de Freitas visita Jair Bolsonaro após condenação

A visita do governador de São Paulo ao ex-presidente ocorre em meio a discussões políticas importantes.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez sua primeira visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (29/9), desde a condenação de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em uma trama golpista. Ao chegar ao condomínio onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília, Tarcísio adotou um tom cauteloso e não se dirigiu aos jornalistas presentes.

Visita autorizada pelo STF

A visita do governador foi previamente autorizada pelo STF e abordará temas cruciais, como um projeto de lei (PL) que visa diminuir as penas dos envolvidos nos eventos do dia 8 de janeiro, além de estratégias relacionadas às eleições de 2026. Tarcísio já indicou que não pretende se candidatar à Presidência na próxima eleição, o que levanta questões sobre seu apoio carinho ao ex-presidente e suas intenções políticas futuras.

Ambiente político tenso

Na última quinta-feira (25/9), o governador ressaltou que a visita não tinha como foco discutir sua candidatura à Presidência ou a possiblidade de anistia para os envolvidos em atos golpistas. Contudo, com o cenário político em constante mudança, a conversa entre Tarcísio e Bolsonaro poderá abordar esses temas, uma vez que acredita-se que Tarcísio seja uma das principais apostas da direita para concorrer ao Planalto nas eleições futuras, especialmente considerando que Bolsonaro está inelegível.

Desanimo da direita

Como reportado pelo Metrópoles, Tarcísio compartilhou com aliados nas semanas recentes um sentimento de desânimo em relação a uma possível candidatura à Presidência. Esse desânimo é atribuído à “desorganização” da direita, a repercussão negativa da PEC da Blindagem e os resultados desfavoráveis nas pesquisas eleitorais.

Foco em questões locais

Nos últimos dias, o governador tem priorizado agendas que tratam de questões mais locais, em vez de se envolver diretamente em assuntos de âmbito nacional. Esta nova postura contrasta com suas declarações durante o ato bolsonarista de 7 de setembro, quando ele classificou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, como um “tirano”. Essa mudança de foco pode ser vista como uma tentativa de Tarcísio de se distanciar de polêmicas e concentrar-se nas demandas do estado de São Paulo, especialmente considerando a instabilidade política que o país atravessa.

Com a visita a Bolsonaro, será importante observar como essa relação irá evoluir e se Tarcísio conseguirá alinhar as suas prioridades pessoais e políticas com as expectativas de seus aliados e da base eleitoral da direita em um contexto tão conturbado.

A interação entre Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro não apenas revelará as intenções políticas dos dois, mas também poderá moldar o cenário político do Brasil na próxima década, onde os reflexos da visita e das discussões poderão ser sentidos nas urnas em 2026.

Fica a expectativa sobre o que mais será discutido entre os dois e como isso poderá impactar a política nacional, principalmente neste período de transformações e incertezas.

Para mais detalhes sobre a primeira reunião do governador com o ex-presidente após a condenação, acesse o link da fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes