Brasil, 29 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brigadistas controlam incêndios em São Raimundo Nonato

Brigadistas de várias instituições conseguiram, neste domingo (28), controlar os incêndios que atingiam áreas do município de São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí. A ação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), contou com apoio em solo e por via aérea, garantindo a proteção da biodiversidade e das comunidades locais.

De acordo com o gerente de Operações Aéreas da SSP, coronel Gomes, responsável pela iniciativa, a região da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, próxima aos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, foi a mais afetada pelas chamas. Foram sete dias de intenso trabalho integrado até o cessar completo do fogo.

“Diversas instituições estiveram presentes, demonstrando que o trabalho em conjunto, a parceria e a harmonia entre os órgãos foram fundamentais para combater o incêndio com êxito”, destacou o coronel Gomes.

No total, 60 brigadistas participaram diretamente da ação, atuando em diversas frentes. Entre eles estavam 13 de São Raimundo Nonato, 6 de Jurema do Piauí, 5 de Piracuruca – que trabalham no Parque Nacional de Sete Cidades, e 36 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo 23 de Caracol e 13 de São Raimundo Nonato. Além disso, houve o apoio de três bombeiros militares e oito policiais do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer/PM-PI).

A estrutura utilizada no combate contou com nove veículos do ICMBio, duas picapes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), uma picape do Corpo de Bombeiros (CBMepi), 12 caminhões-pipa da Defesa Civil, dois caminhões-pipa da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), três veículos da Prefeitura de São Raimundo Nonato, um trator e um helicóptero.

Em solo, a coordenação ficou a cargo do capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgea, com apoio do coordenador de Treinamento de Brigadas Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo. Já a Prefeitura de São Raimundo Nonato colaborou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Da Redação

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes