Brasil, 27 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump denuncia sabotagem tripla durante discurso na ONU

ex-presidente Donald Trump afirma que problemas técnicos na ONU foram “triple sabotagem” na sua fala na Assembleia Geral

O ex-presidente Donald Trump acusou a Organização das Nações Unidas (ONU) de sofrer uma “tripla sabotagem” durante seu discurso na Assembleia Geral, na manhã de quarta-feira. Segundo ele, três eventos considerados suspeitos ocorreram enquanto falava perante os representantes internacionais, incluindo uma parada indevida de sua escada rolante, falhas no teleprompter e problemas no sistema de som.

Acusações de sabotagem na ONU

Trump afirmou, via sua conta na Truth Social, que “isto não foi coincidência”, e que os problemas enfrentados durante sua fala configuraram uma “tripla sabotagem”. “Estou enviando uma cópia desta carta ao Secretário-Geral e exijo uma investigação imediata”, escreveu o ex-presidente, sem apresentar provas concretas das alegações.

Resposta oficial da ONU e explicações oficiais

A ONU respondeu às suspeitas de sabotagem na terça-feira, informando que a parada da escada rolante pode ter sido causada por um acionamento acidental de uma função de segurança por parte de um videomaker da delegação dos EUA. Uma fonte oficial da organização explicou que um sistema de proteção foi ativado, causando a interrupção.

Quanto ao teleprompter, uma fonte do governo dos EUA afirmou à CNN que a administração da ferramenta era de responsabilidade da Casa Branca. Sobre o sistema de som, um representante da ONU explicou que o equipamento foi projetado para transmitir traduções simultâneas em até seis idiomas, razão pela qual alguns presentes relataram dificuldades em ouvir a fala de Trump, especialmente sem o uso de earpieces.

Contexto e críticas de Trump à ONU

As alegações de sabotagem reforçam o padrão de críticas do ex-presidente à ONU, que ao longo dos anos tem sido vista por ele como uma organização ineficaz. Em suas redes sociais, Trump declarou que “não é à toa que a ONU não conseguiu cumprir sua missão”.

Autoridades da organização ainda não se manifestaram oficialmente em relação às alegações de Trump, e o Secretário-Geral de fato preferiu não comentar até o momento. Analistas avaliam que as afirmações do ex-presidente podem ter como objetivo fortalecer sua narrativa de ataque às instituições internacionais.

Implicações e próximos passos

Enquanto isso, o episódio alimenta uma discussão sobre a credibilidade das alegações de sabotagem e a estabilidade do diálogo diplomático na ONU. A expectativa é que, após a solicitação de investigação de Trump, órgãos competentes passem a apurar as circunstâncias das falhas técnicas ocorridas durante o discurso.

Este caso acontece num momento em que Trump continua sendo uma figura polarizadora no cenário político internacional, usando de ataques às instituições para reforçar sua imagem de outsider político.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes