Brasil, 26 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Zohran Mamdani lidera corrida pela prefeitura de Nova York

O candidato democrata Zohran Mamdani tem uma vantagem de 20 pontos sobre seus rivais, segundo nova pesquisa.

Na corrida pela prefeitura de Nova York, o candidato democrata Zohran Mamdani ostenta uma impressionante liderança de 20 pontos, apoiado por uma forte base de votos entre comunidades negras, latinas e asiáticas, de acordo com uma nova pesquisa divulgada na última terça-feira.

A pesquisa e os números eleitorais

Mamdani lidera com 45% das intenções de voto entre os eleitores prováveis, enquanto o ex-governador Andrew Cuomo, candidato independente, possui apenas 25%. O candidato republicano Curtis Sliwa aparece com 9% e o atual prefeito Eric Adams com 8%, conforme revelou a pesquisa “CityView” da Universidade Suffolk.

Enquanto os oponentes de Mamdani mantêm esperanças de uma reviravolta, os dados mostram que o apoio ao candidato democrata aumentou entre eleitores negros e hispânicos desde sua vitória significativa nas primárias do partido em junho, onde derrotou Cuomo e outros concorrentes.

Apoio entre os grupos demográficos

A pesquisa revelou que Mamdani lidera com mais de dois terços de apoio entre os eleitores de minorias. Entre os votantes negros, 53% apoiam Mamdani, em comparação com 21% para Cuomo, 10% para Adams e 2% para Sliwa. No caso dos hispânicos, 52% se mostram favoráveis a Mamdani, enquanto 22% preferem Cuomo, 8% Sliwa e 7% Adams.

Os eleitores asiáticos também estão se alinhando com Mamdani, que possui 58% de apoio, em contraste com 20% para Cuomo, 9% para Sliwa e 4% para Adams. Entre os eleitores brancos, a divisão é um pouco mais equilibrada, mas Mamdani ainda se destaca com 38% contra 30% para Cuomo, 13% para Sliwa e 9% para Adams, com o restante entre outros candidatos ou indecisos.

Outros concorrentes e dinâmica da eleição

Cuomo e Adams estão concorrendo em linhas de votação independentes, com Adams não participando das primárias democratas devido a questões relacionadas a acusações de corrupção federal que, eventualmente, foram retiradas pela administração Trump. Além disso, três outros candidatos também estão na cédula: a nomeada do Partido Conservador Irene Estrada, e os independentes Jim Walden e Joseph Hernandez.

As descobertas da pesquisa se alinham com outros levantamentos recentes, que também mostram Mamdani com uma vantagem confortável de dois dígitos. Contudo, há uma notável diferença, já que algumas pesquisas anteriores haviam dado a Sliwa porcentagens de apoio superiores, como a feita pelo Instituto de Opinião Pública da Universidade Marist, que indicou 17% de apoio ao candidato republicano na semana passada.

Questões prementes na eleição

Os entrevistados citaram que as principais questões nesta corrida pela prefeitura incluem a acessibilidade (21%), crime (20%), economia e empregos (14%), habitação (9%), resposta local a iniciativas de Trump (8%), racismo/justiça/equidade (7%) e escolas/educação (6%). Como destacou David Paleologos, diretor do Centro de Pesquisa Política da Universidade Suffolk, “esta pesquisa mostra que as questões que realmente preocupam os nova-iorquinos nesta eleição são acessibilidade, crime e economia.”

A pesquisa da Suffolk foi baseada em entrevistas telefônicas ao vivo com 500 eleitores prováveis da eleição geral realizadas entre 16 e 18 de setembro, apresentando uma margem de erro de mais ou menos 4,4 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes