Brasil, 26 de setembro de 2025
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Pedágio eletrônico na BR-381 começa a operar nesta sábado

A partir deste sábado (27), a cobrança por pedágio na BR-381/MG será por meio do sistema de free flow, sem cancelas ou paradas, em dois trechos mineiros

Dentro do processo de modernização das rodovias federais, o sistema de pedágio eletrônico na modalidade free flow será implementado nesta sábado (27) na BR-381/MG, começando por dois pórticos nas cidades de Caeté e João Monlevade. A tecnologia permite a passagem sem parada, com cobrança automática através de câmeras e sensores instalados nos pórticos.

Implementação e investimentos na BR-381

Desde fevereiro, a concessionária Nova 381 administra a BR-381/MG, uma das rodovias mais importantes para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais no país. Estão previstos R$ 9,3 bilhões de investimentos para melhorias na infraestrutura, incluindo a implantação do pedágio eletrônico em toda a extensão da concessão.

Em seis meses, já foram investidos aproximadamente R$ 319,7 milhões na melhoria da rodovia, que se tornou a primeira com 100% de operação do pedágio eletrônico em todas as suas atividades no Brasil. A nova metodologia de precificação, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em janeiro, repassa à União 90% do risco de evasão na cobrança, enquanto as concessionárias ficam responsáveis pelos outros 10%.

Totens de pagamento e segurança

Segundo o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra, serão instalados 25 totens de pagamento no trecho entre Caeté e Governador Valadares, localizados em postos de combustíveis, restaurantes e unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Os usuários poderão pagar a partir da aproximação do veículo, digitando a placa e verificando possíveis pendências, podendo optar por pagamento com cartão ou Pix, além de um aplicativo específico.

“O totem funciona por aproximação. O usuário digita a placa e verifica suas pendências, podendo pagar com cartão ou Pix. Os totens estão em estabelecimentos na própria rodovia para facilitar o acesso para os usuários, em locais onde as pessoas já estão acostumadas a parar e consumir”, explicou Dutra.

Discussões e isenções

O tema do risco de evasão na cobrança, assim como as multas relacionadas, é alvo de discussão na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 4.643/2020. As propostas buscam oferecer anistia aos devedores e caminham para um consenso alinhado com as regras da ANTT e do Ministério dos Transportes. Ambulâncias, veículos oficiais e diplomáticos continuam isentos de cobrança, assim como motocicletas, conforme contrato com a concessionária.

Outros estados e perspectivas

O sistema de pedágio free flow já foi utilizado em outros estados, como no trecho entre Paraty e Itaguaí, no Rio de Janeiro, em 2023, e atualmente está ativo em rodovias no Rio Grande do Sul e São Paulo. O governo paulista, por exemplo, planeja ampliar para 58 pontos de cobrança até 2032, incluindo o Rodoanel na Grande São Paulo.

De acordo com a ANTT, a modernização visa reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do transporte nas rodovias concedidas, além de alinhar as operações às novas práticas sustentáveis e eficientes para a infraestrutura rodoviária do Brasil.

Para o gerente da Nova 381, Diego Dutra, a implantação do sistema representa um avanço na segurança e na comodidade dos usuários, facilitando a passagem rápida e com menor impacto no fluxo do trânsito.

Mais informações sobre a implantação do sistema e seus impactos podem ser acompanhadas pelo site da Agência Brasil.

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