O sistema de pedágio eletrônico na modalidade free flow começará a operar nesta sábado (27) em toda a BR-381/MG, tornando-se a primeira rodovia federal no Brasil a adotar 100% do sistema sem cancela ou praça de pedágio. Os dois primeiros postos, em Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270), já estarão em funcionamento nesta data, com cobrança automática após passagem por pórticos equipados com câmeras e sensores.
Implementação e investimentos na BR-381
Desde fevereiro, a concessionária Nova 381 é responsável pela rodovia, que recebeu investimentos de cerca de R$ 319,7 milhões em melhorias até agora. A nova modalidade de cobrança integra um projeto com previsão de investimentos de R$ 9,3 bilhões até 2032, segundo informações da Agência Brasil. A rodovia é fundamental para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais em Minas Gerais.
Avanços na cobrança eletrônica
Após autorização em 16 de janeiro, a operação do pedágio eletrônico na BR-381 foi consolidada com a mudança na metodologia de precificação e divisão de riscos, feita pela ANTT. Com a nova lógica, a União assumiu 90% dos riscos de evasão na arrecadação, cabendo às concessionárias os 10% restantes.
Totens e facilidades de pagamento
Serão instalados 25 totens de pagamento ao longo do trecho entre Caeté e Governador Valadares, localizados em postos de combustíveis, restaurantes e unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). Segundo Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, os totems poderão ser utilizados por aproximação, com digitação da placa do veículo e pagamento via cartão, Pix ou aplicativo móvel.
“O totem funciona por aproximação. O usuário digita a placa e verifica suas pendências, podendo pagar com cartão ou Pix. Os totens estão em estabelecimentos na própria rodovia para facilitar o acesso para os usuários, em locais onde as pessoas já estão acostumadas a parar e consumir”, explicou Dutra.
Isenções e questões regulatórias
O sistema garante isenção de cobrança para ambulâncias, veículos oficiais e diplomáticos, além de motocicletas. Ainda há discussões na Câmara sobre propostas relacionadas à evasão, incluindo o Projeto de Lei 4.643/2020, que defende medidas de anistia aos devedores sob eventual projeto de banimento do sistema de vias concedidas.
Experiências em outros estados e perspectivas
O Sistema de cobrança por free flow já foi utilizado na BR-101, no Rio de Janeiro, em trechos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, onde o governo estadual planeja ampliar para 58 pontos até 2032. A iniciativa visa modernizar o sistema de pedágio, reduzir congestionamentos e promover maior sustentabilidade nas estradas brasileiras, segundo a ANTT.